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Design e educação para acessibilidade: Mapa multisensorial para deficientes visuais

Ramos, Fernando da Silva; Linardi, Ana Beatriz de Araújo; Garotti, Flávio Valverde; Damiani, Vitor;

Artigo Completo:

No ano de 2015, O NIEDA - Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Design e Acessibilidade da FACAMP, desenvolveu um projeto sob demanda do Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP: Um mapa multissensorial (tátil e sonoro), com o propósito de explicar a pessoas cegas e com baixa visão, o processo de geração e distribuição de energia em uma usina hidrelétrica. Sendo resultado da cooperação entre grupos atuantes em instituições de ensino importantes, teve como um de seus objetivos, o avanço da pesquisa aplicada e efetiva, nas áreas da educação para a acessibilidade e design universal. Neste artigo, faz-se um relato desta ex periência, procurando descrever o processo de projeto e desenvolvimento do produto de design orientado à inclusão de públicos especiais, partindo-se de premissas destacadas das áreas da Educação e Tecnologia Assistiva.

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Palavras-chave: Educação; Design Universal; Acessibilidade; fabricação digital,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0218

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Como citar:

Ramos, Fernando da Silva; Linardi, Ana Beatriz de Araújo; Garotti, Flávio Valverde; Damiani, Vitor; "Design e educação para acessibilidade: Mapa multisensorial para deficientes visuais", p. 2549-2557 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0218

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