Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design e educação: interfaces possíveis em situações de inclusão

Design and education: possible interfaces in inclusive situations

SALLES, Mariana N.; MARÇAL, Daniela; FARBIARZ, Jackeline;

Artigo:

Este artigo é um relato de experiência de uma sessão da oficina MÃO NA MASSA: construção de recursos inclusivos de ensino-aprendizagem, que foi realizada durante VI Simpósio Educação Especial e Inclusiva 2017 - Entre nós: Compartilhando saberes e experiências educativas pela Prefeitura de Hortolândia, no estado de São Paulo. A oficina surgiu da necessidade de formação continuada dos profissionais de educação e saúde em inclusão de crianças com deficiência. No artigo explicamos a escolha das dinâmicas, das metodologias e dos materiais. Essas escolhas foram baseadas na demanda de expansão da criação de recursos pedagógicos inclusivos. Conseguinte, descrevemos as atividades e impressões adquiridas durante a oficina. Além disso, buscamos entender: como o design pode contribuir na prática do profissional da educação e saúde para uma educação inclusiva?

Artigo:

This article is a workshop experience report named Hands-on: construction of inclusive education and learning resources that was realized during the VI Simpósio Educação Especial e Inclusiva 2017 - Entre nós: Compartilhando saberes e experiências educativas organized by Hortolândia’s town hall in the state of São Paulo. The workshop was idealized based on the necessity for continuous education for professionals whose work is with inclusive education. This article explains the dynamics, methodologies and materials choices. These choices were based on the increasing demand for expanding the creation of inclusive educational and learning resources. Furthermore, the activities and impressions acquired during the workshop are explained. Also, it tries to answer the question: how design can contribute to the practice of health and education professional’s for an inclusive education?.

Palavras-chave: educação inclusiva; recursos pedagógicos; design participativo,

Palavras-chave: Inclusive education; pedagogical resources; partnership design,

DOI: 10.5151/ped2018-4.3_ACO_19

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SALLES, Mariana N.; MARÇAL, Daniela; FARBIARZ, Jackeline; "Design e educação: interfaces possíveis em situações de inclusão", p. 3861-3875 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.3_ACO_19

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações