Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E EDUCAÇÃO: ABORDAGENS METODOLÓGICAS E SUAS DIALOGIAS

Branco, Janaína Campos; Lameira, Gregorio Bacelar; Miranda, Eva Rolim;

Artigo Completo:

Este artigo visou demonstrar os resultados de um diálogo metodológico proposto entre três pesquisas que tem como base teórica o design e a educação. Para isso, apresentou-se os três estudos, suas problemáticas, objetivos e os fundamentos lógicos. A fim de uma melhor visualização das abordagens escolhidas para cada trabalho, foi utilizado como referência o quadro com a rede de características e suposições fundamentais, adaptado de Morgan & Smircich (1980), que tange o debate sujeito/objeto dentro das Ciências Sociais. Por fim, as tríades teóricas de cada uma das pesquisas foram confrontadas e expostas em um diagrama a fim de clarificar a visualização de seus diálogos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design; educação; abordagens metodológicas,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0234

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, Ana Mae Tavares de Bastos. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: Ed. C/Arte, 1998. 198 p, il. (Arte E ensino).
  • [2] BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
  • [3] DALL’OGLIO, Pablo. PHP Programando com Orientação a Objetos: Inclui Design Patterns. 1 ed. São Paulo: Novatec, 2007. 576 p.
  • [4] GARCÍA, Sergio Álvarez. Uso de contenidos educativos digitales a través de sistemas de gestión del aprendizaje (LMS) y su repercusión en el acto didático comunicativo. 2010. 1008 f. Tese (Doutorado) - Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2010. Disponível na internet por http em: . Acesso em 20 set. 2015.
  • [5] LEONTIEV, Alexei. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: Vygostky, L.S.; Luria, A. R; Leontiev. A. N. (Orgs.), Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Moraes, 1994.
  • [6] LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
  • [7] MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
  • [8] LEONTIEV, Alexei et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1992.
  • [9] LIMA FILHO, Marcos Antonio de; WAECHTER, Hans da Nóbrega. Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem interativo para tablet. In: 6º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. João Pessoa, 2013a. Disponível na internet por http em: < http://66.7.1978/~andreenr/Anais-CONAHPA-2013/assets/desenvolvimento_ objeto_marcos.pdf> Acesso em 01 mai. 2016.
  • [10] MORGAN, Gareth; SMIRCICH, Linda. The Case for qualitative research. Academy of Management the acdemy of management review, v. 5, n. 4, p. 491- 500, Oct. 1980. Disponível na internet por http em: . Acesso em 01 mai. 2016.
  • [11] NICOLEIT, Graziela Fátima Giacomazzo et al. Planejamento e desenvolvimento do objeto de aprendizagem regulação da liberação dos hormônios sexuais masculinos - RLHSM. In: Novas Tecnologias da Educação. Disponível na internet por http em: . Acesso em 02 mai. 2016.
  • [12] NOVA ESCOLA, São Paulo. Disponível na internet por http em: . Acesso em 03 mai. 2016.
  • [13] PORTUGAL, Cristina. Design, Educação e Tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books, 20
  • [14] ________________. Design, educação e tecnologia (online). Rio de Janeiro: Rio Books, 2013. Disponível na internet por http em: . Acesso em 01 mai. 2016.
  • [15] RIVED. Padrões Rived. Disponível na internet por http em: . Acesso em 03 nov. 20
  • [16] SANTOS, Nálbia de Araújo; FARIAS, Manoel Raimundo Santana. Modelos meta-teóricos para estudos epistemológicos do processo de pesquisa acadêmica. In: 10º Congresso de Controladoria e Contabilidade, 2010, São Paulo. 10º Congresso de Controladoria e Contabilidade, 2010. Disponível na internet por http em: . Acesso em 02 mai. 20
  • [17] SILVA, Monica Renneberg. Contribuições do design para a evolução do hiperlivro do AVEA-LIBRAS: o processo de desenvolvimento de interfaces para Objetos de aprendizagem. 2010. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível na internet por http em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/ handle/123456789/103268/277986.pdf?sequence=1>. Acesso em 05 mai. 2016.
Como citar:

Branco, Janaína Campos; Lameira, Gregorio Bacelar; Miranda, Eva Rolim; "DESIGN E EDUCAÇÃO: ABORDAGENS METODOLÓGICAS E SUAS DIALOGIAS", p. 2735-2747 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0234

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações