Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E ARTESANATO: PRÁTICAS SOCIAIS E TECNOLOGIA GERENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO CENTRO DE ARTESANATO WILSON CAMPOS JUNIOR, CABO DE SANTO AGOSTINHO - PERNAMBUCO

Andrade, Ana Maria Queiroz de ; Cavalcanti, Virginia Pereira ; Tabosa, Tibério Cesar ; D’Garcia, Germannya ;

Artigo Completo:

O artigo descreve as tecnologias gerenciais e práticas sociais empregadas para construção de um modelo de gestão para o Centro de Artesanato Wilson Campos Júnior, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, durante a implementação do projeto “Cerâmica Artesanal do Cabo de Santo Agostinho”, patrocinado pelo Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania entre os anos de 2012 e 2014. O estudo de caso tomou como fundamentos teóricos a abordagem de desenvolvimento econômico e design e como práxis o Modelo de intervenção de design no artesanato desenvolvido e testado pelo Laboratório de Design O Imaginário da UFPE. Tendo a Fundação de Apoio a UFPE/ FADE como responsável pela gestão do contrato de patrocínio, a pesquisa em gestão e design encontrou nas práticas sociais argumentos que conciliam desenvolvimento e sustentabilidade e inspiram a atuação de designers junto a comunidades produtoras de artesanato no país.

Artigo Completo:

Palavras-chave: modelo de gestão; artesanato; design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0266

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE, Ana Maria Queiroz. A gestão de design e o modelo de intervenção de design para ambientes artesanais: um estudo de caso sobre a atuação do Laboratório de design O Imaginário/UFPE nas comunidades produtoras Artesanato Cana-Brava e Centro de Artesanato Wilson de Queiroz Campos Júnior – Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. 2015. 205 f. Tese de doutorado – Universidade Federal de Educação, Curso de Pós-Graduação em Design.
  • [2] ANDRADE, Ana. CAVALCANTI, Virginia. Imaginário Pernambucano: design, cultura, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Recife: Zoludesign, 2006.
  • [3] BUARQUE, Sérgio. Construindo o desenvolvimento sustentável: metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
  • [4] CARDOSO, Cármen. et al. O Gerente em Ação: remodelagem estratégica de gestão. Recife: Editora INTG, 2011.
  • [5] CARDOSO, Cármen. et al. Planejamento Estratégico: uma ferramenta essencial para a construção do futuro. Recife: Editora INTG, 200
  • [6] MANZINI, Ezio. Design para a Inovação Social: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro, E-papers, 2008.
  • [7] MANZINI, Ezio. Vezzoli, Carlo. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. Os requisitos ambientais dos produtos industriais.2004
  • [8] MARGOLIN, Victor. Politicas do artificial: ensaios e estudos sobre design. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
  • [9] PATROCÍNIO, Gabriel, NUNES, José Mauro ( Org.). Design & Desenvolvimento 40 anos depois. São Paulo: Blücher, 2015.
  • [10] PETROBRAS Programa Desenvolvimento e Cidadania. Relatórios de acompanhamento e monitoramento do Projeto Centro de Artesanato Arquiteto Wilson Campos Junior, Recife: Laboratório O Imaginário da UFPE, 2012 a 2014.
Como citar:

Andrade, Ana Maria Queiroz de ; Cavalcanti, Virginia Pereira; Tabosa, Tibério Cesar; D’Garcia, Germannya; "DESIGN E ARTESANATO: PRÁTICAS SOCIAIS E TECNOLOGIA GERENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO CENTRO DE ARTESANATO WILSON CAMPOS JUNIOR, CABO DE SANTO AGOSTINHO - PERNAMBUCO", p. 3099-3109 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0266

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações