Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Design e arte/educação: a união metodológica pela Teoria da Complexidade

Branco, Janaína Campos ; Lameira, Gregorio Bacelar ; Farias, Daniella Rodrigues de ;

Artigo completo:

Este artigo tem como objetivo apontar o resultado de um diálogo entre duasmetodologias, uma de design e outra de Arte/educação, visando sugerir melhoriasao ensino da Arte provenientes da inserção do design no contexto de sala deaula por intermédio de reflexões sobre seus pontos de intersecção com a Arte. AAbordagem Triangular do Ensino da Arte, de Ana Mae Barbosa e a Metodologia deDesign Industrial desenvolvida por Bern Löbach foram as metodologiasselecionadas para fomentar essa união, cujo profícuo cruzamento pode vir afomentar novas perspectivas para o ensino da Arte. Para propiciar o diálogoentre essas metodologias fez-se necessário a realização de um apanhado dasáreas e das características que as fundamentam, assim como a análise das suassemelhanças e diferenças com o intuito de que novas possibilidades pudessememergir. Como promotora desse diálogo, a Teoria da Complexidade desenvolvida eestruturada por Edgar Morin teve como papel fundamental auxiliar o diálogo entrea Arte/Educação e o Design, que pertencem a universos distintos, a fim deprovocar e promover novas ideias para o ensino de Arte no Brasil como, porexemplo, as assemblages, que são tidas como expressões artísticas quepossibilitam unir características do Design e da Arte/Educação.

Artigo completo:

Palavras-chave: Design, arte/educação, teoria da complexidade, assemblage,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-040

Referências bibliográficas
  • [1] COUTINHO, S.G.; LOPES, M.T. Design para educação: uma possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. In: BRAGA, M.C. O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional, ed. São Paulo: SENAC-SP, 2011, v. 1, p.137-162. Editora SENAC. Disponível em: , 10/05/2016. Livros, e material não publicados BARBOSA, A. M. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte. Com/Arte, 1998.
Como citar:

Branco, Janaína Campos; Lameira, Gregorio Bacelar; Farias, Daniella Rodrigues de; "Design e arte/educação: a união metodológica pela Teoria da Complexidade", p. 422-431 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-040

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações