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DESIGN E AGRICULTURA FAMILIAR: AÇÕES DE VALORIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO EM SANTA CATARINA

Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz; Merino, Eugenio Andrés Díaz; Aguiar, Marina Cuneo; Triska, Ricardo; Pereira, Danilo;

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Com destaque na produção de alimentos no mundo, a agricultura familiar é também fator essencial na geração de emprego e renda e para o desenvolvimento local sustentável. No entanto, seus produtores ainda enfrentam desafios para se estabelecerem no mercado. Diante deste contexto, identificam-se oportunidades de contribuição do design. Este artigo objetiva identificar quais ações podem ser propostas pelo design visando à valorização e identificação dos produtos da agricultura familiar. Como resultados, apresentam-se ações desenvolvidas e em desenvolvimento junto aos empreendimentos nos últimos quinze anos, por meio de projetos de identidade visual, embalagens, rótulos, dentre outros. Complementam estes resultados pesquisas nos pontos de venda com consumidores que demonstram a melhoria das vendas e da percepção da qualidade aparente dos produtos, por meio das ações do design.

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Palavras-chave: design; gestão de design; agricultura familiar; identificação; valorização.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0141

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Como citar:

Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz; Merino, Eugenio Andrés Díaz; Aguiar, Marina Cuneo; Triska, Ricardo; Pereira, Danilo; "DESIGN E AGRICULTURA FAMILIAR: AÇÕES DE VALORIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO EM SANTA CATARINA", p. 1659-1670 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0141

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