resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design e acessibilidade: a importância do Design Gráfico Ambiental no processo de apreensão da informação por deficientes sensoriais em praças públicas

-

PINHEIRO, Luisa Afonso ; JÚNIOR, Marcos Brod ;

resumo:

São complexos os desafios que pessoas com determinadas especificidades enfrentam e a segregação delas representa um problema social. Este artigo é resultado de reflexões sobre o papel do Desenho Industrial na sociedade, de forma a ajudar aos usuários que necessitam. Destaca-se o Desenho Universal, que preza pela concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todos, sem necessidade de adaptação. Pesquisaram-se temas como: Acessibilidade e Gerenciamento Sensorial. O objetivo é desenvolver um Sistema Sinalético destinado, principalmente, a usuários com deficiência sensorial enfatizando a autonomia e a segurança deles em praças públicas, conforme a classificação das sete áreas de necessidades humanas feita por Redig (1983). Ao trabalharmos com esses indivíduos, destacamos o questionamento de qual a melhor maneira para auxiliá-los, contribuindo com conforto, segurança, autonomia e acesso a informações de modo eficaz, uma vez que Sistemas Sinaléticos são geradores de qualidade de vida e acessibilidade.

resumo:

-

Palavras-chave: Desenho Industrial, Acessibilidade, Sistema Sinalético,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Human Factors in Design

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

PINHEIRO, Luisa Afonso; JÚNIOR, Marcos Brod; "Design e acessibilidade: a importância do Design Gráfico Ambiental no processo de apreensão da informação por deficientes sensoriais em praças públicas", p. 6056 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Human Factors in Design

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações