artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design e a valorização da agricultura familiar: desenvolvimento de um sistema de identidade visual e embalagens para um empreendimento coletivo em Santa Catarina

Design and promotion of family farming: development of a visual identity system and packaging for a collective company in Santa Catarina

MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz ; MITOZO, Adriana Toutonje ; AGUIAR, Marina Cuneo ; MERINO, Eugenio Andrés Díaz ;

artigo:

A Associação Joinvillense de Agroindústrias Artesanais Rurais - AJAAR é um empreendimento da agricultura familiar composto por 49 membros que produzem produtos artesanais em Joinville/SC. Entre eles encontram-se os panificados no qual foram identificadas fragilidades, como a falta de identificação visual dos produtores e presença de embalagens inadequadas, porém que acondicionam produtos de boa qualidade. Este trabalho apresenta a contribuição do design na valorização de produtos da agricultura familiar por meio do desenvolvimento de um sistema de identidade visual e aplicações. Utilizando o GODP – Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos, foram realizadas pesquisas sobre o histórico dos panificados; análise de similares, do contexto e dos consumidores; definição de conceitos; e geração dos requisitos projetuais. Os resultados foram a identidade visual e aplicações de modo a valorizar suas características, com destaque para as embalagens de panificados, criando unidade na comunicação do empreendimento, identificando seus produtores e protegendo seus produtos.

artigo:

The Association of Rural Artisan Agroindustries of Joinville is a family farming company composed by 49 members who produce handmade food products in Joinville/SC. Among them are the baked goods in which weaknesses were identified, such as the lack of visual identification of the producers and the presence of inadequate packaging, however they contain good quality products. This paper presents the contribution of design in the promotion of family farming products through the development of a visual identity system and its applications. Using the GODP - Orientation Guide to Project Development, researches were made about the history of baked goods, analysis of similar, context and consumers; definition of concepts and formulation of projects requirements. Resulting in the visual identity system and its applications in order to value its characteristics, focusing in the packaging for the baked goods, creating unity in the company communication, identifying its producers and protecting its products.

Palavras-chave: Design, embalagem, agricultura familiar,

Palavras-chave: Design; packaging; family farming,

DOI: 10.5151/ped2018-3.1-ACO_18

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; MITOZO, Adriana Toutonje; AGUIAR, Marina Cuneo; MERINO, Eugenio Andrés Díaz; "Design e a valorização da agricultura familiar: desenvolvimento de um sistema de identidade visual e embalagens para um empreendimento coletivo em Santa Catarina", p. 1276-1290 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.1-ACO_18

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações