resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design e a Semiologia da Realidade na Representação da Favela: análise da exposição Mulheres Guerreiras do Museu de Favela do Rio de Janeiro

-

COUTINHO, Davison de Silva ; GAMBA JUNIOR, Nilton Gonçalves ;

resumo:

O presente artigo tem como objeto de estudo a análise da representação dos signos dos painéis da Exposição Mulheres Guerreiras, resultante de uma metodologia desenvolvida na pesquisa de mestrado “Design, Cultura Material, Artesanato e Memória no Museu de Favela do Rio de Janeiro”. A metodologia utilizou oficinas participativas com artesãs do Museu de Favela (MUF) localizado no Morro do Cantagalo, comunidade na Zona-Sul do Rio de Janeiro. O artigo apresenta a análise dos códigos da linguagem visual utilizados nas produções artesanais dos painéis a partir da Semiologia da Realidade, desenvolvida por Pasolini (1972), correlacionando com o conceito sociológico Muito Lugar, apresentado por Athayde e Meirelles (2014). Um paralelo entre as duas áreas é traçado por meio da análise e classificação dos painéis.

resumo:

-

Palavras-chave: semiologia; design; artesanato; favela,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Estudos em Design

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

COUTINHO, Davison de Silva; GAMBA JUNIOR, Nilton Gonçalves; "Design e a Semiologia da Realidade na Representação da Favela: análise da exposição Mulheres Guerreiras do Museu de Favela do Rio de Janeiro", p. 6055 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Estudos em Design

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações