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DESIGN DRIVEN INOVATION PARA ECONOMIA CRIATIVA: EM BUSCA DO FOMENTO DE INOVAÇÃO DE SIGNIFICADO PARA PORTOMÍDIA
DESIGN DRIVEN INOVATION PARA ECONOMIA CRIATIVA: EM BUSCA DO FOMENTO DE INOVAÇÃO DE SIGNIFICADO PARA PORTOMÍDIA
Andrade, Tarciana Araújo Brito de; Castillo, Leonardo Augusto Gómez; Arruda, André Oliveira; Azevedo, Guilherme; Matoso, Aline Cesario; Brito, Marcela Araújo de Freitas
Artigo:
A nova lógica econômica do mundo pede flexibilidade, se alimenta dos ativos culturais e criativos para gerar valor intangível e competitividade, buscando inclusive legitimar o uso da imaginação nas esferas pública, privada e na sociedade. Qualquer instituição, conglomerado de empresas ou cidade, tem potencial para investir em Economia Criativa. Para tanto, enxerga-se cada vez mais a necessidade de estimular as ideias de Design Driven Innovation (DDI), que primam pelo fomento de redes colaborativas multidisciplinares, no intuito de gerar inovações de significados. Entende-se Inovação de Significado como uma estratégia que se alimenta do capital intelectual e cultural de uma rede de pessoas no intuito de atribuir novos significados ao consumidor final, e prospectar novas atuações de mercado. Tem-se ciência que envolver diferentes stakeholders, dos diversos setores criativos, é uma tarefa árdua, não obstante estratégica para uma economia emergente não estar tão dependente das commodities. Neste sentido, o presente paper apresenta o referencial teórico da pesquisa de mestrado em Design, que visa entender o processo de inovação de significado para: o Portomídia. Uma recente iniciativa do Porto Digital, que almeja promover a Economia Criativa no Recife-PE. Para isto, conta com o apoio da Secretaria do Ministério da Cultura do Brasil e do Núcleo de Gestão do Porto Digital - NGPD. Ao final do artigo, apresentam-se considerações preliminares que ensejam uma atenção especial para o fomento de redes colaborativas como meio para criar valor à economia local.
A nova lógica econômica do mundo pede flexibilidade, se alimenta dos ativos culturais e criativos para gerar valor intangível e competitividade, buscando inclusive legitimar o uso da imaginação nas esferas pública, privada e na sociedade. Qualquer instituição, conglomerado de empresas ou cidade, tem potencial para investir em Economia Criativa. Para tanto, enxerga-se cada vez mais a necessidade de estimular as ideias de Design Driven Innovation (DDI), que primam pelo fomento de redes colaborativas multidisciplinares, no intuito de gerar inovações de significados. Entende-se Inovação de Significado como uma estratégia que se alimenta do capital intelectual e cultural de uma rede de pessoas no intuito de atribuir novos significados ao consumidor final, e prospectar novas atuações de mercado. Tem-se ciência que envolver diferentes stakeholders, dos diversos setores criativos, é uma tarefa árdua, não obstante estratégica para uma economia emergente não estar tão dependente das commodities. Neste sentido, o presente paper apresenta o referencial teórico da pesquisa de mestrado em Design, que visa entender o processo de inovação de significado para: o Portomídia. Uma recente iniciativa do Porto Digital, que almeja promover a Economia Criativa no Recife-PE. Para isto, conta com o apoio da Secretaria do Ministério da Cultura do Brasil e do Núcleo de Gestão do Porto Digital - NGPD. Ao final do artigo, apresentam-se considerações preliminares que ensejam uma atenção especial para o fomento de redes colaborativas como meio para criar valor à economia local.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/designpro-ped-00258
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Como citar:
Andrade, Tarciana Araújo Brito de; Castillo, Leonardo Augusto Gómez; Arruda, André Oliveira; Azevedo, Guilherme; Matoso, Aline Cesario; Brito, Marcela Araújo de Freitas; "DESIGN DRIVEN INOVATION PARA ECONOMIA CRIATIVA: EM BUSCA DO FOMENTO DE INOVAÇÃO DE SIGNIFICADO PARA PORTOMÍDIA", p-2852-2863.
In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/designpro-ped-00258
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Tarciana Araújo Brito de Andrade, Leonardo Augusto Gómez Castillo, André Oliveira Arruda, Guilherme Azevedo, Aline Cesario Matoso, Marcela Araújo de Freitas Brito, DESIGN DRIVEN INOVATION PARA ECONOMIA CRIATIVA: EM BUSCA DO FOMENTO DE INOVAÇÃO DE SIGNIFICADO PARA PORTOMÍDIA, Blucher Design Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 2852-2863, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/designpro-ped-00258 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-driven-inovation-para-economia-criativa-em-busca-do-fomento-de-inovao-de-significado-para-portomdia-12871) Palavras-chave:: ;