Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design Decolonial: Contribuições ao Pensamento Crítico e Projetual no Ensino de Design no Brasil

Decolonial Design: Contributions to Critical and Projective Thinking in Design Teaching in Brazil

TORRES, Lorena Gomes ; ALMENDRA, Rita Assoreira ; BRAGA, Marcos da Costa ;

Artigo:

Este artigo condensa as principais conclusões de uma tese de doutorado, já defendida, que investigou a perspectiva decolonial no ensino brasileiro de design. Foi realizado um Curso de Extensão para estudantes da UFRN sobre o pensamento crítico no design, em que, ao término, se apresentaram algumas premissas do pensamento decolonial nas práticas projetuais e no ensino. Posteriormente, foram realizadas entrevistas qualitativas com docentes de design de universidades públicas brasileiras, nas quais foi possível detectar que traços decoloniais sempre estiveram presentes no ensino brasileiro de design. Ao cruzar essas informações com a experiência do curso, chegou-se a alguns postulados para o ensino de design no Brasil com base decolonial, a saber: educadores transgressores; ações pedagógicas inclusas na prática de projeto em design; projetos vinculados ao contexto; busca de outras direções epistemológicas; compreensão do passado histórico valorizando memórias coletivas; afirmação do ensino brasileiro de design decolonial como utopia política.

Artigo:

This paper summarizes the main conclusions of a doctoral thesis, already defended, which investigated the decolonial perspective in Brazilian design teaching. An Extension Course was held for students from UFRN on critical thinking in design, which, at the end, presented some premises of decolonial thinking in projective practices and teaching. Subsequently, qualitative interviews were conducted with design professors from Brazilian public universities, in which it was possible to detect that decolonial traces were always present in Brazilian design teaching. With the intersection of the information collected, it was possible to draw guidelines from a decolonial perspective for the teaching of decolonial design in Brazil, namely: transgressive educators; pedagogical actions included in the practice of design in design; projects linked to the context; other epistemological directions; understanding the historical past by valuing collective memories; affirmation of the Brazilian teaching of decolonial design as a political utopia.

Palavras-chave: Ensino de design no Brasil; Design Decolonial; Pedagogia Decolonial.,

Palavras-chave: Design teaching in Brazil; Decolonial Design; Decolonial Pedagogy.,

DOI: 10.5151/ped2022-4256425

Referências bibliográficas
  • [1] ALBERTI, Verena. Manual de história. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
  • [2] ANASTASSAKIS, Zoy. O design brasileiro através do espelho: Lina Bo Bardi, Aloísio Magalhães e a questão da contextualização cultural na historiografia do Design no Brasil. Anales del IAA, 43 (1), 81-93, 2013.
  • [3] BOURRIAUD, Nicolas. Relational aesthetics. Dijon: Les Presses du Réel, 2002.
  • [4] CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Editora Blucher, 2010.
  • [5] DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: Memória, tempo, identidades. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
  • [6] ESCOBAR, Arturo. Autonomía y diseño: La realización de lo comunal. Popayán, Colombia: Universidad del Cauca, 201
  • [7] ESCOBAR, Arturo. Mundos y conocimientos de outro modo: el programa de investigación de modernidade/colonialidade latino-americano. Tabula Rasa, Bogotá, n. 01, p. 51-86, enero-diciembre, 2003.
  • [8] FANON, Franz. Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1961.
  • [9] FALS BORDA, Orlando. Conocimiento y poder: Lecciones com campesinos de Nicaragua, México, Colombia. Bogotá: Punta de Lanza; Siglo Veintiuno, 1985.
  • [10] FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
  • [11] FREITAS. Sidney Fernandes de. A influência de tradições acríticas no processo de estruturação no ensino/pesquisa de Design. Tese (Doutorado em Ciências em Engenharia de Produção). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.
  • [12] FRY, Tony. Design Futuring: Sustainability, Ethics and New Practice. New York: Berg, 2011.
  • [13] HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 20
  • [14] MAYNARDES, Ana Cláudia et al. Design, Culture and Materiality. DAT Journal, 5(3), 167-181, 2020. Disponível em: . Acesso em: 9/07/2021.
  • [15] MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
  • [16] MORAES, Dijon de. Análise do Design Brasileiro: entre a mimese e a mestiçagem. São Paulo: Editora Blucher, 2006.
  • [17] PAPANEK, Victor. Design for the real world: human ecology and social chance. Chicago: Acdemy Chicago Published, 1995.
  • [18] PATER, Ruben. Políticas do Design. São Paulo: UBU, 2020.
  • [19] SANDERS, Elizabeth; STAPPERS, Pieter. Convivial Toolbox. Amsterdam: BIS Publishers, 2012.
  • [20] SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula. (Org). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
  • [21] SCHULTZ, Tristan. Mapping Indigenous Futures: Decolonising Techno-Colonising Designs. Strategic Design Research Journal, 11 August, 79-91, 2018. Disponível em . Acesso em 19/07/20
  • [22] TLOSTANOVA, Madina. On decolonizing design. Design Philosophy Papers, [s.l.], v. 15, n. 1, p. 51-61, 2 jan. Informa UK Limited. 2017.
  • [23] WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.
  • [24] _____. Interculturalidad y colonialidad del poder. Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. In: WALSH, Catherine et al. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006.
Como citar:

TORRES, Lorena Gomes; ALMENDRA, Rita Assoreira; BRAGA, Marcos da Costa; "Design Decolonial: Contribuições ao Pensamento Crítico e Projetual no Ensino de Design no Brasil", p. 3365-3380 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4256425

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações