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Design de uma Plataforma para Criação de Conteúdos Educacionais em Realidade Aumentada

Design of Tool for Creating Augmented Reality Educational Contents

TORI, Romero ; MASHUDA, Felipe Kenzo Kusakawa ; BILHA, Felipe Miyaji ; GUO, Bruno Lou Wei ;

Artigo:

Realidade Aumentada (RA) é um recurso presente na maioria dos celulares que os estudantes portam hoje em dia. Pesquisas já demonstraram a eficácia dessa nova mídia na melhoria do engajamento, atenção e aprendizagem dos alunos. No entanto, a RA ainda é pouco utilizada em escolas, devido à pouca disponibilidade de conteúdos didáticos nesse formato e por demandarem conhecimentos de tecnologia e/ou programação para serem criados. Neste artigo apresentamos e discutimos o processo de concepção e design de uma plataforma de criação e publicação em nuvem de conteúdos de RA, voltada para professores de ensino fundamental e médio, gratuita e de código aberto, que não demanda conhecimentos técnicos avançados e é de fácil configuração e utilização. Testes iniciais do protótipo funcional desenvolvido, apresentaram resultados promissores.

Artigo:

Augmented Reality (AR) is feasible in most cell phones that students carry today. Researches have already demonstrated the effectiveness of this new media in improving student engagement, attention and learning. However, AR is still little used in schools, due to the limited availability of didactic content in this format and because they demand knowledge of technology and/or programming to be created. In this article we present and discuss the process of conception and design of a platform for the creation and publication of AR content in the cloud, aimed at elementary and high school teachers, free and open source, which does not require advanced technical knowledge and is easy to use, configure and use. Initial tests of the developed functional prototype have shown promising results.

Palavras-chave: Realidade aumentada; Educação a distância; Conteúdos educacionais.,

Palavras-chave: Augmented reality; Distance education; Educational contents.,

DOI: 10.5151/ped2022-3291944

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Como citar:

TORI, Romero; MASHUDA, Felipe Kenzo Kusakawa; BILHA, Felipe Miyaji; GUO, Bruno Lou Wei; "Design de uma Plataforma para Criação de Conteúdos Educacionais em Realidade Aumentada", p. 3342-3364 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3291944

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