artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de Superfícies: o panorama do ensino no Brasil

Surfaces Design: the prospect of education in Brazil

SILVA, Marcia Luiza França da; MENEZES, Marizilda dos Santos;

artigo:

O Design de Superfícies (DS), proposto como especialidade do Design em 2005, ainda possui incipiente oferta de ensino. Esta tarefa vem sendo feita por cursos lato sensu na região sul-sudeste do Brasil. A proposta do CNPq sistematizou um conjunto de conhecimentos dispersos em técnicas diversas, cujo título, no plural, reúne várias superfícies e suportes. O objetivo deste artigo é demonstrar o estado da arte do ensino do DS no Brasil, sendo uma parte da pesquisa de um doutorado. A metodologia utilizada foi classificar palavras de busca para identificar áreas interdisciplinares, como Artes Visuais, Design Gráfico, Design de Moda, Design de Produto, dentre outras, para procura de dados de cursos nos níveis técnico e profissionalizante, superior e pós-graduação, nas bases do PRONATEC, SENAI, SENAC, e-MEC e CAPES em DS. Mapas geográficos demonstraram a atuação das áreas relacionadas e possibilitam vislumbrar seu panorama no país, com expressivo predomínio do eixo Sul-Sudeste.

artigo:

The Surfaces Design (DS), proposed as a Design specialty in 2005, still has an incipient teaching offer. This task has been done by five lato sensu courses in the south-southeast region of Brazil. The CNPq proposal systematized a set of knowledge dispersed in diverse techniques, whose title, in the plural, gathers several surfaces and supports. The purpose of this article is to demonstrate the state of the art of teaching DS in Brazil, being a part of the research of a doctorate. The methodology used was to classify search words that allowed the identification of interdisciplinary areas such as Visual Arts, Graphic Design, Fashion Design, Product Design, among others, to search for data of courses at the technical and vocational levels, superior and postgraduate, at the bases of PRONATEC, SENAI, SENAC, e-MEC and CAPES. Geographic maps demonstrate the performance of DS-related areas and make it possible to glimpse its landscape in the country, with a significant predominance of the South-Southeast axis.

Palavras-chave: ensino do Design; interdisciplinaridade do Design de Superfícies,

Palavras-chave: Design teaching, Surface Design interdisciplinarity,

DOI: 10.5151/ped2018-2.1_ACO_9

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SILVA, Marcia Luiza França da; MENEZES, Marizilda dos Santos; "Design de Superfícies: o panorama do ensino no Brasil", p. 485-499 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.1_ACO_9

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações