Resumo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN DE SUPERFÍCIE TÊXTIL: TÉCNICA DE ENSINO DE ESTRUTURAS TÊXTEIS PLANAS

Amorim, Wadson Gomes ; Dias, Maria Regina Álvares Correia ;

Resumo:

Os tecidos são classificados a partir da configuração estrutural de seus fios. O estudo dessas estruturas é de fundamental importância para o campo do Design de Superfície Têxtil. Este artigo tem como objetivo documentar a criação de uma técnica criada partir das experiências de ensino e práticas pedagógicas elaboradas para disciplina “Design têxtil e de superfície aplicados a moda”, ministrada pelos autores. Como recorte a ser estudado no campo da metodologia de ensino e foram selecionadas as estruturas planas para criação de meios facilitadores da aprendizagem de um conteúdo técnico e teórico. Com a técnica apresentada no trabalho foi possível dinamizar o processo de aprendizagem de estruturas têxteis planas a partir de uma atividade elaborada pelos alunos em sala de aula. Através de suportes materiais como papéis e fitas, foram criadas estratégias que facilitaram a compreensão do conteúdo lecionado e favoreceram o sucesso do ensino-aprendizagem.

Artigo selecionado para publicação na Revista Educação Gráfica (http://www.educacaografica.inf.br/) — Disponível em breve

Resumo:

Palavras-chave: técnica de ensino; estruturas têxteis planas; design de superfície têxtil.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0203

Referências bibliográficas
  • [1] AMORIM, Wadson. Moda ornamento: singularidades do Design de Superfície Têxtil em Minas Gerais. Qualificação de dissertação (Mestrado em Design) – Escola de Design, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
  • [2] ARAÚJO, José Carlos Souza. Para uma análise das representações sobre as técnicas de ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Técnicas de ensino: por que não? Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 1991.
  • [3] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12546: Materiais têxteis - Ligamentos fundamentais de tecidos planos - Terminologia. Rio de Janeiro, 1991.
  • [4] LASCHUK, T. Design têxtil: da estrutura à superfície. Porto Alegre: Uniritter, 2009.
  • [5] LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
  • [6] PEREIRA, G. S. Introdução à tecnologia têxtil. Apostila do curso têxtil em malharia e confecção (módulo 2). Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Araranguá: CEFET/SC 2012.
  • [7] PEZZOLO, D. B. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. São Paulo: Senac São Paulo, 200
  • [8] RÜTHSCHILLING, E. A. Design de Superfície. Porto Alegre: UFRGS, 200
  • [9] UDALE, Jenny. Tecidos e moda. Coleção Fundamentos de Design de Moda. Porto Alegre: Bookman, 2010.
  • [10] UNIETHOS. Série de estudos setoriais: sustentabilidade e competitividade na cadeia da moda. São Paulo: UNIETHOS, 2013.
Como citar:

Amorim, Wadson Gomes; Dias, Maria Regina Álvares Correia; "DESIGN DE SUPERFÍCIE TÊXTIL: TÉCNICA DE ENSINO DE ESTRUTURAS TÊXTEIS PLANAS", p. 2380-2388 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0203

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações