Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN DE SUPERFÍCIE: ESTUDO DE FORMA E DESENHO BIDIMENSIONAL DOS REVESTIMENTOS DA ARQUITETURA MODERNA RESIDENCIAL DE CAMPINA GRANDE - PB

Medeiros, Arthur Thiago Thamay ; Afonso, Alcília ; Landim, Camilla Thais de Menezes ;

Artigo Completo:

O presente artigo tem como objeto o Design de Superfície das obras modernas de Campina Grande, sendo usadas como estudo de caso as residências projetadas pelo arquiteto Geraldino Duda. O objetivo é analisar os elementos de design de superfície de tais obras, com foco em sua estrutura morfológica, padrões formais e demais aspectos iconográficos, buscando uma compreensão técnico-construtiva e sua relação com o contexto sociocultural do período estudado, identificando princípios e regras formais, fundamentais do desenho bidimensional inerentes ao âmbito do design de superfície, empenhando-se em esclarecer a predominância de normas na elaboração de tais concepções arquitetônicas. O recorte temporal foi estabelecido entre os anos 1960 – 1969 por se tratar da década de intenso trabalho do arquiteto, consequentemente, período de grandes mudanças no cenário arquitetônico local. Trata-se de uma pesquisa que dialoga entre conhecimentos das áreas de arquitetura com saberes e metodologias de design, portanto, questões que não forem elucidadas ao longo dos resultados, servirão para futuros desdobramentos deste mesmo trabalho. De inicio, as constatações indagadas neste artigo atuarão como provocador para demais discussões no meio acadêmico sobre o design de superfície das construções arquitetônicas modernas.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design de Superfície; Arquitetura Moderna; Desenho Bidimensional; Patrimônio Moderno; Geraldino Duda,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0434

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, Adriana. Arquitetura moderna residencial de Campina Grande: registros e especulações (1960-1969). Trabalho de Conclusão de Graduação. João Pessoa, CAU/UFPB, 2007.
  • [2] CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  • [3] FREIRE, Adriana Leal de Almeida. Modernização e modernidade: uma leitura sobre a arquitetura moderna de Campina Grande (1940-1970). Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2010.
  • [4] FREITAS, R. O. T. Design de Superfície. As ações comunicacionais táteis nos processos de criação. 1 ed. Blucher, 2011.
  • [5] GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
  • [6] GURJÃO, Eliete de Queiroz. Imagens Multifacetadas da História de Campina Grande. Campina Grande: Prefeitura Municipal/Secretaria da Educação, 2000.
  • [7] MOREIRA, Fernando Diniz. Arquitetura moderna no norte e nordeste do Brasil: universalidade e diversidade. Recife: FASA, 200
  • [8] PMCG. Memorial Urbano de Campina Grande. A união, 1996.
  • [9] RÜTHSCHILLING, Èvelise Anicet. Design de Superfície. Editora da UFRGS. Porto Alegre, 2008.
  • [10] SCHWARTZ, A. R. D. Design de superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) – Universidade Estadual Paulista, 2008.
  • [11] TEATRO Municipal Severino Cabral. Disponível em < http://teatroseverinocabral.art.br/>. Acesso em 22 março 2016.
  • [12] TINEM, Nelci. Desafios da Preservação da arquitetura moderna: o caso da Paraíba. Revista do PPG-AU/UFBA. Salvador, 2010.
  • [13] TINEM, Nelci. COTRIM, Márcio. Urdidura da modernidade. Arquitetura Moderna na Paraíba I. João Pessoa: Editora Universitária PPGAU/UFPB, 2014.
  • [14] WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
Como citar:

Medeiros, Arthur Thiago Thamay; Afonso, Alcília; Landim, Camilla Thais de Menezes; "DESIGN DE SUPERFÍCIE: ESTUDO DE FORMA E DESENHO BIDIMENSIONAL DOS REVESTIMENTOS DA ARQUITETURA MODERNA RESIDENCIAL DE CAMPINA GRANDE - PB", p. 5071-5082 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0434

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações