Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de produto para ressocialização: Análises ealternativas sobre a venda ambulante

Product design for resocialization: Analysis and alternatives about streetvending

Câmara, João Matheus de Barros; Barbosa, Sâmio Lucas Pachêco;

Artigo completo:

Este artigo discorre sobre um projeto de design de produto entre o curso de bacharelado emDesign da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com a Cooperativa Social do Estado doMaranhão (COOSEMA), buscando analisar a venda ambulante da cidade de São Luís (MA) para inserire ressocializar ex-detentos do sistema carcerário pelo mercado de trabalho e ações sociais. Foramrealizadas pesquisas exploratórias, geração de ideias e prototipação de alternativas que facilitassem ageração de renda e responsabilidade social, através de metodologias de contextualização ecriatividade em design de produto. O estudo e experiências diretas com a cooperativa e comunidadelocal permitiram o desenvolvimento de um expositor, como alternativa às necessidades analisadas ementrevistas e registros, promovendo a reflexão sobre o papel solidário do design na sociedade, assimcomo a importância de ações e políticas públicas que auxiliem indivíduos em vulnerabilidadesocioeconômica.

Artigo completo:

This article discusses a product design project between the Bachelor of Design course atthe Federal University of Maranhão (UFMA) with the Social Cooperative of the State of Maranhão(COOSEMA), seeking to analyze the street vending of the city of São Luís to insert and to resocializeformer prisoners of the prison system through the labor market and social actions. Exploratoryresearch, generation of ideas and prototyping of alternatives were carried out to facilitate thegeneration of income and social responsibility, through methodologies of contextualization andcreativity in product design. The study and direct experiences with the cooperative and the localcommunity allowed the development of an exhibitor, as an alternative to the needs analyzed ininterviews and records, promoting reflection on the solidary role of design in society, as well as theimportance of public attitudes and policies that assist individuals in socioeconomic vulnerability.

Palavras-chave: criatividade; design;maranhão; ressocialização;venda ambulante,

Palavras-chave: creativity; design;maranhão; resocialization; street vending,

DOI: 10.5151/cid2020-39

Referências bibliográficas
  • [1] AYRES, Érico. Metodologia do projeto em Design de produto. São Paulo: Santa Clara, 2003.
  • [2] BAXTER, Mike. Projeto de Produto: guia prático para o projeto de novos produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
  • [3] DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • [4] FERNANDES, Rodrigo. Brasil: Reincidência de até 70%. Disponível em: http://institutoavantebrasil.com.br/brasil-reincidencia-de-ate-70/. Acesso em 02 ago. 2020.
  • [5] KUYPER, Jan. Design é uma arte social. In: Revista da aldeia humana. Florianópolis: SENAI, 199
  • [6] MIRANDA, Danilo S. de. A cultura do design. In: Um olhar sobre o design Brasileiro. São Paulo: Objeto Brasil; Instituto Uniemp; Imprensa Oficial do Estado, 2002.
  • [7] MUNARI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • [8] PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria: 40 métodos para Design de produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2015.
  • [9] PHILLIPS, Peter L. Briefing: A gestão do projeto de Design. São Paulo: Edgard Blucher, 2007.
  • [10] SOBRAL, Sandra. Tendências do design. In: Um olhar sobre o design Brasileiro. São Paulo: Objeto Brasil; Instituto Uniemp; Imprensa Oficial do Estado, 2002.
  • [11] TAVARES, André Ramos. 1988-2008: vinte anos da constituição cidadã. São Paulo: Imesp, 2008.
Como citar:

Câmara, João Matheus de Barros; Barbosa, Sâmio Lucas Pachêco; "Design de produto para ressocialização: Análises ealternativas sobre a venda ambulante", p. 506-516 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-39

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações