Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de produto inclusivo: auxiliando na comunicação de criança com espectro autista

Comprehensive product design: assisting in communication with autistic spectrum

PINTO, Ana Claudia Gaicoski; ZORZETTO, Júlia; CONCATTO, Luana; PINHEIRO, Thais;

Artigo:

Este projeto de pesquisa trata do desenvolvimento de um conceito de brinquedo, para criança com espectro autista, e busca em suas formas, cores e simbologia, auxiliar na comunicação do público alvo. Tendo em vista que nos últimos anos, o mercado de brinquedos tem tido um considerável crescimento, porém, ao mesmo tempo, notou-se uma escassez na oferta de produtos destinados a esse público, bem como profissionais para desenvolvê-los, desse forma, o design tem os requisitos necessários para suprir essa necessidade. Para o desenvolvimento de tal projeto utilizou-se as metodologias de Baxter (2000), Brown (2010), a fim de projetar um produto inovador e que atenda aos requisitos dos usuários. Por fim, os resultados alcançados demonstra a interação entre os métodos projetuais e o design inclusivo, buscando atender as necessidades e fornecer um produto diferenciado que auxilie nas atividades da criança com espectro autista.

Artigo:

This research project deals with the development of a toy concept, for children with autism spectrum, and search in their forms, colors and symbology, to assist in the communication of the target audience. In view of the fact that in recent years the toy market has experienced considerable growth, but at the same time there has been a shortage in the supply of products for this public, as well as professionals to develop them, thereby design has the necessary requirements to meet this need. For the development of such a project we used the methodologies of Baxter (2000), Brown (2010), in order to design an innovative product that meets the requirements of the users. Finally, the results show the interaction between the design methods and the inclusive design, aiming to meet the needs and provide a differentiated product that assists in the activities of the autistic spectrum child.

Palavras-chave: cognição; criança; autismo e inclusão,

Palavras-chave: cognition; child; autism and inclusion,

DOI: 10.5151/ped2018-4.3_ACO_14

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

PINTO, Ana Claudia Gaicoski; ZORZETTO, Júlia; CONCATTO, Luana; PINHEIRO, Thais; "Design de produto inclusivo: auxiliando na comunicação de criança com espectro autista", p. 3832-3845 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.3_ACO_14

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações