Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de notícias no IBGE: as expectativas de designers e jornalistas quanto ao processo

News design at IBGE: designers and journalists expectations about the process

Garcia, Guilherme da Costa ; Szpiz, Helga ;

Full Paper:

Formação, experiência, objetivos e ferramentas moldam a prática dos profissionais envolvidos com a produção de notícias. Nesse processo surgem discrepâncias que podem afetar os resultados, sendo necessário verificar se há desalinhamento nas expectativas dos envolvidos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como instituição com produção frequente de notícias, possui uma equipe de designers e jornalistas dedicados à essa tarefa, integrantes da Coordenação de Comunicação Social (CCS). Foi desenvolvido, em colaboração com a Gerência de Serviços Online (GEON), um sistema gerador de gráficos automatizados a partir de tabelas do SIDRA, sistema para consulta detalhada das pesquisas do IBGE. Além dos gráficos gerados por este sistema, os jornalistas da CCS solicitam aos designers o desenvolvimento de gráficos personalizados para ilustrar as notícias de determinadas pesquisas. Esse artigo apresenta uma investigação sobre a interação entre jornalistas e designers no processo de trabalho, em relação aos motivos que levam à escolha de gráficos automatizados ou personalizados. Para isso com base na literatura sobre design de notícias, demonstrou-se, através de entrevistas, divergências na percepção dos profissionais quanto a esse processo.

Full Paper:

Training, experience, goals and tools shape the practice of professionals involved in news production. In this process, discrepancies arise that can affect the results, and it is necessary to check if there is a misalignment in the expectations of those involved. The Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), as an institution with a frequent news production, has a team of designers and journalists dedicated to this task, members of the Coordination of Social Communication (CCS). In collaboration with the Online Services Management (GEON), a system for generating automated graphs based on SIDRA tables was developed, a system for detailed consultation of IBGE research. In addition to the graphics generated by this system, CCS journalists asks designers to develop personalized graphics to illustrate news regarding certain researches. This paper presents an investigation of the interaction between journalists and designers throughout the work process, in relation to the reasons that lead to the choice between automated or personalized graphics. Based on the literature on news design, it was demonstrated, through interviews, divergences in the perception of the process by the interviewees.

Palavras-chave: design de notícias, design da informação, gestão do design, processos de trabalho,

Palavras-chave: news design, information design, design management, work process,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-009-353604-CIDI-Comunicacao_a.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman.
  • [2] Fonseca, S. M. (2005). A notícia da estatística: a divulgação das notícias do IBGE na visão dos
  • [3] jornalistas. Escola Nacional de Ciências Estatísticas.
  • [4] Fontanella, B. J. B., Luchesi, B. M., Saidel, M. G. B., Ricas, J., Turato, E. R., & Melo, D. G.
  • [5] (2011). Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar
  • [6] saturação teórica. Cad. Saúde Pùblica, 389–394.
  • [7] IBGE. (2013). Plano estratégico 2012-2015 (p. 78). p. 78. Rio de Janeiro: IBGE.
  • [8] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (n.d.). Disponível em
  • [9] https://www.ibge.gov.br/institucional/o-ibge.html
  • [10] Moraes Filho, A. P. de. (2010). Design de notícias: um estudo de casos múltiplos.
  • [11] Mucchielli, R. (1978). O questionário na pesquisa psicossocial. São Paulo: Martins Fontes.
  • [12] Oliveira, E. A. de, & Araújo, J. L. (2017). Design de notícias no curso de Jornalismo: uma
  • [13] experiência de ensino a partir do design da informação. InfoDesign - Revista Brasileira de
  • [14] Design Da Informação, 14(2), 204–217.
  • [15] Senra, N. de C., Fonseca, S. M., & Millions, T. C. (2018). Brasil em pauta: a trajetória da
  • [16] comunicação no IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de
  • [17] Informações.
  • [18] Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: PENSO."
Como citar:

Garcia, Guilherme da Costa ; Szpiz, Helga ; "Design de notícias no IBGE: as expectativas de designers e jornalistas quanto ao processo", p. 107-116 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-009-353604-CIDI-Comunicacao_a.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações