artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de jogos digitais educacionais e a motivação do aprendiz

The design of educational digital games and learner´s motivation

CEZAROTTO, Matheus A.; ALVES, Marcia M.;

artigo:

No contexto educacional, a falta de motivação do aprendiz se caracteriza como um dos maiores problemas para a concretização do aprendizado, diante disso jogos digitais educacionais têm sido idealizados e utilizados como uma alternativa. Contudo, apesar das significativas possibilidades de uso do jogo enquanto um recurso educacional motivador, na literatura pouco se tem discutido sobre como desenvolver jogos capazes de motivar e manter o aprendiz motivado no ambiente educacional. Diante disso, o objetivo, deste artigo foi apresentar uma categorização sobre a motivação do aprendiz, com o intuito de auxiliar no design desses jogos. Para isto, o artigo está alicerçado em uma revisão bibliográfica narrativa que considerou as relações estabelecidas entre quatro estudos notórios sobre motivação. A categorização gerada demonstra-se ser uma ferramenta útil para o design de jogos, bem como para a pesquisa desse fenômeno com o usuário.

artigo:

In education field, the lack of motivation among learners is one of the biggest problems faced by the educational system. In this sense, researchers and educational specialists have been use educational digital games as an alternative. However, despite the significant possibilities when using games for educational purposes, in the literature only a few researchers have been investigating about how to develop educational game capable of foster motivation and also maintain the learner initial motivation. Thus, this paper aims to propose a categorization for the learners’ motivation, in order to be useful for developers during the design of these games. In order to achieve it, this paper is based on a narrative literature review that covers four well-know studies about motivation and their relationship. As a result, we propose a categorization of motivation that represents to be a useful tool for the design of educational games, moreover it is useful to research motivation with learners.

Palavras-chave: motivação; design de jogo; jogos educacionais,

Palavras-chave: motivation; game design; educational games,

DOI: 10.5151/ped2018-2.3_ACO_06

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

CEZAROTTO, Matheus A.; ALVES, Marcia M.; "Design de jogos digitais educacionais e a motivação do aprendiz", p. 1033-1047 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.3_ACO_06

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações