Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN DE INTERFACES PARA EXPERIÊNCIAS LÚDICAS COM NOVAS TECNOLOGIAS: O CASO DO SOFTWARE-LIVRE REACTIVISION EM INTERAÇÕES SONORAS

Nas, Elen ; Lopes, Jorge ;

Artigo Completo:

Projetar experiências lúdicas ultrapassam as fronteiras entre Arte e Design. O Design de Interface com novas tecnologias deve ser pensado do mesmo modo que o Design de Produto, pois, em seu aspecto filosófico, a interação-humano-computador deve ser entendida como uma interação humano-humano. Desse modo, trabalhos artísticos que envolvem Design de Interação podem nos inspirar a olhar estas relações por outros ângulos. Este artigo mostra algumas experiências com o software Reactivision, desenvolvido na Universidade Pompeu Fabra para o instrumento eletrônico Reactable.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design de Interface; Design de Experiência; Design Sonoro.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0425

Referências bibliográficas
  • [1] BROECKMANN, Andreas. Imagem, processo, performance, máquina: aspectos de uma estética do maquínico. Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 2009.
  • [2] FLUSSER, Vilém; CARDOSO, Rafael; ABI-SÂMARA, Raquel. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Editora Cosac Naify, 2007.
  • [3] JORDÀ, Sergi; MEALLA, Sebastián. A methodological framework for teaching,evaluating and informing NIME design with a focus on expressiveness and mapping. In: NIME. 2014. p. 233-238.
  • [4] NOVAES, Luiza. The Reflective Practice in Interaction Design at PUC-Rio’s Design Program. International Journal of Education and Research 1 (12).
  • [5] HARPER, R. et al. Being Human–Human-Computer Interaction in the year 2020. Microsoft Research. Retrieved November 22, 2009. 2.
  • [6] WEISER, Mark. The computer for the 21st century. Scientific american, v. 265, n. 3, p. 94-104, 1991.
  • [7] XAMBÓ, Anna et al. SoundXY4: supporting tabletop collaboration and awareness with ambisonics spatialisation. 2014.
Como citar:

Nas, Elen; Lopes, Jorge; "DESIGN DE INTERFACES PARA EXPERIÊNCIAS LÚDICAS COM NOVAS TECNOLOGIAS: O CASO DO SOFTWARE-LIVRE REACTIVISION EM INTERAÇÕES SONORAS", p. 4960-4970 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0425

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações