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Design de interação e acessibilidade em portal de periódicos cinetíficos para usuários com deficiência visual.

Design de interação e acessibilidade em portal de periódicos cinetíficos para usuários com deficiência visual.

Luzo, Iraceles Cardoso ; Obregon, Rosane de Fátima Antunes ;

Resumo expandido :

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados em 2015, 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Das quais, destacaram-se, deficiência visual (3,6%), auditiva (1,1%), deficiência física (1,3%) e com alguma limitação intelectual (0,8%) (BRASIL, 2019). Somados a esses dados, é possível destacar que no universo educacional, cerca de 8,45 milhões de estudantes estão cursando o ensino superior no país, 43.633 são pessoas com deficiência, sendo 29,2% com baixa visão, 5,8% com cegueira e 0,3% são pessoas com surdocegueira (SALLIT, 2019). Nesse contexto acadêmico, destaca-se a importância de portais de periódicos científicos, os quais viabilizam o acesso às bases de dados de pesquisas de diversas áreas de conhecimento para a comunidade acadêmica. Entretanto, faz-se necessário verificar se os mesmos garantem a acessibilidade de usuários com deficiência. Por conseguinte, e dado aos avanços em relação as Tecnologias da informação e comunicação tem se tornado uma preocupação recorrente a usabilidade, a interação e a acessibilidade de pessoas com deficiências em interfaces de sites, incluindo portais (MORAES; GONÇALVES, SCANDOLARA, 2017). Nesse sentido, a acessibilidade de um produto, programa ou sistema, deve considerar a diversidade de seus possíveis usuários e as particularidades de interação dessas pessoas com o produto (BITES; ALMEIDA, 2009). Nesse enfoque, emerge o questionamento: Como o Design de Interação poderá contribuir na estruturação de Portais de periódicos científicos para acessibilidade de usuários com deficiência visual? Propõe-se como objetivo geral analisar as contribuições do Design de Interação na estruturação de Portal de periódicos científicos, na promoção da acessibilidade de usuários com deficiência visual. Como objetivos específicos pretende-se: a) mapear os elementos das dimensões do Design de interação no Portal de periódicos científicos da UFMA; b) analisar a experiência do usuário com deficiência visual no acesso ao Portal de periódicos científicos da UFMA; c) propor recomendações para a estruturação do Portal de periódicos científicos da UFMA, para a promoção da acessibilidade de usuários com deficiência visual. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, pois visa proporcionar maior aprofundamento na investigação do problema, para torná-lo mais explícito; e descritiva, pois pretende-se classificar, explicar e interpretar os dados obtidos a partir da análise do Portal de periódicos científicos da Universidade Federal do Maranhão (ANDRADE, 2003). Como método de pesquisa elege-se o estudo de caso, que objetiva identificar e descrever as variáveis relevantes bem como a caracterização da dinâmica das relações entre as mesmas (SANTOS, 2018). Quanto a abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa, quando busca analisar a interação de certas variáveis (RICHARDSON, 2002). O procedimento metodológico compreenderá quatro etapas: na primeira etapa será realizada a revisão sistemática de literatura, com o objetivo de reunir estudos relevantes que compõem o tema de pesquisa (GRUPO ANIMA EDUCAÇÃO, 2014); na segunda etapa, pretende-se analisar a acessibilidade no portal de periódicos científicos da UFMA; na terceira etapa propõe-se verificar a percepção do usuário com deficiência visual no acesso ao portal, em conjunto com outros instrumentos para coleta de dados como, entrevistas, questionários aliado a observação; e na última etapa propõe-se criar recomendações para a estruturação do Portal de periódicos científicos da UFMA. Espera-se que esta pesquisa contribua para o aperfeiçoamento da estruturação do portal de periódicos científicos, para a promoção da acessibilidade de usuários com deficiência visual.

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Palavras-chave: Design de interação; usabilidade; acessibilidade; deficiência visual; portais de periódicos,

Palavras-chave: _,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-2

Referências bibliográficas
  • [1] "ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2003.
  • [2] BITES, Paulo Guilherme; ALMEIDA, Onilia Cristina de Souza de. Design de interação para web com ênfase em pessoas com deficiência. 2009. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/cd/trabalhos/1552009195745.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.
  • [3] BRASIL. Ministerio da Saude. Censo Demográfico de 2020 e o mapeamento das pessoas com deficiência no Brasil. 2019. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cpd/arquivos/cinthia-ministerio-da-saude. Acesso em: 11 ago. 2021.
  • [4] GRUPO ANIMA EDUCAÇÃO. Manual Revisão Bibliográfica Sistemática Integrativa: a pesquisa baseada em evidências. Belo Horizonte: Grupo Anima Educação; 201 Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2019/06/manual_revisao_bibliografica-sistematica-integrativa.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
  • [5] MORAES, Laíse Miolo de; GONÇALVES, Berenice Santos; SCANDOLARA, Daniel. Design E Acessibilidade Em Interfaces: Ensaio De Interação Em Um Site Bilíngue (Libras-Português). In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO COMPUTADOR, 16., 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2017. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-e-acessibilidade-em-interfaces-ensaio-de-interao-em-um-site-bilngue-libras-portugus-25921. Acesso em: 11 ago. 2021.
  • [6] RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas. 2002.
  • [7] SALLIT, Mathias. Quero Bolsa. As maiores representatividades de pessoas com deficiência nas universidades do Brasil. 2019. Disponível em: https://querobolsa.com.br/revista/maiores-representatividades-de-pessoas-com-deficiencia-nas-universidades-do-brasil. Acesso em: 11 ago. 2021.
  • [8] SANTOS, Aguinaldo dos. Seleção do método de pesquisa: guia para pósgraduando em design e áreas afins. Curitiba, PR: Insight, 201 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332767198_O_RG_A_N_I_Z_AC_AO_Selecao_do_Metodo_de_Pesquisa_GUIA_PARA_POSGRADUANDOS_EM_DESIGN_E_AREAS_AFINS. Acesso em: 21 ago. 2021
  • [9] "
Como citar:

Luzo, Iraceles Cardoso; Obregon, Rosane de Fátima Antunes; "Design de interação e acessibilidade em portal de periódicos cinetíficos para usuários com deficiência visual. ", p. 3-4 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-2

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