Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de identidade visual participativo: uma proposta metodológica para o design de marcas com o usuário

Participatory visual identity design: a methodological proposal for brand design with the user

Vasconcelos, Othon; Waechter, Hans;

Artigo completo:

O surgimento de novos formatos de atuação do design é reflexo das mudanças que ocorrem no mundo. Com a chegada da internet, as pessoas começaram a assumir um papel de maior importância dentro dos processos de desenvolvimento de produtos e serviços, o que modificou a atuação do designer no contexto social e motivou o redesenho de metodologias tradicionais do design. Algumas metodologias de Design de Identidade Visual propostas por autores da área possuem tempo extenso de aplicação e valores altos, incompatíveis às pequenas empresas. Esta pesquisa propôs a construção de um formato metodológico para o Design de Identidade Visual baseado nos conceitos do Design Participativo, representando uma significativa mudança no formato de pensar, projetar e executar design de marcas. A metodologia utilizada nesta pesquisa contou com análises de metodologias das duas áreas de conhecimento, e com a aplicação de modelos metodológicos de desenvolvimento de marcas em grupos de personal trainers. Oportunizar voz ao usuário na tomada de decisões de um projeto proporcionou, a este, um maior sentimento de propriedade da marca, melhor conscientização do seu uso, aumento do número de aprovações e diminuição do tempo de execução, resultando em uma baixa de orçamento e tornando o serviço mais acessível às pequenas empresas e aos profissionais autônomos.

Artigo completo:

The emergence of new formats of roles in Design is a reflection of the changes that have occurred in the world. After the Internet, people began to play a more important part in the development of products and services, which has changed the designer’s role in the social context and motivated the redesign of traditional design methodologies. Some Visual Identity Design methodologies proposed by area authors have extensive application time and high prices, incompatible with small businesses. This research proposed the construction of a methodological format for Visual Identity Design based on the concepts of Participatory Design, thus representing a significant change in the way of thinking, designing and carrying out branding. The methodology used in this research consisted of analyzes of methodologies in the two areas of knowledge, and of the application of methodological models of brand development in groups of personal trainers. Giving voice to the user during the decision-making process of a project provided a greater sense of ownership of the brand, a better awareness of its usage, an increase in the number of approvals and a decrease in execution time, to result in a budget reduction and making the service more accessible for small businesses and self-employed professionals.

Palavras-chave: co-design, design participativo, design de Identidade visual, metodologia,

Palavras-chave: co-design, participatory design, visual identity design, methodology,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0410

Referências bibliográficas
  • [1] Muller, Michael J. (2002) Participatory Design: The Third Space in HCI. Jacko, Sears (Eds.).
  • [2] Peón, Maria Luísa. (2009) Sistemas de Identidade Visual 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB.
  • [3] Sanders, Elizabeth B. -N. (2013) Perspectives on Design in Participation. In Wer Gestaltet die Gestaltung? Praxis, Theorie und Geschichte des Partizipatorischen Designs, Mareis, C., Held, M. and Joost, G. (Hg.), Verlag.
  • [4] Sanders, Elizabeth B. -N.; BRANDT, Eva e BINDER, Thomas. (2010) A Framework for Organizing the Tools and Techniques of Participatory Design. PDC 2010, 29 de novembro a 3 de dezembro, Sydney, Australia.
  • [5] Sanders, Elizabeth B. -N.; STAPPERS, Pieter J. (2008) Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign, Taylor & Francis, edição de março.
  • [6] SEBRAE (2013) MPE Indicadores: Pequenos Negócios no Brasil. Disponível em: (Acessado em 28/12/2016).
  • [7] Spinuzzi, Clay. (2005) The Methodology of Participatory Design. Technical Communication, Volume 52, número 2, maio de 2005.
  • [8] Strunck, Gilberto L. (1989) Identidade Visual: a direção do olhar. São Paulo: Editora Europa.
  • [9] Wheeler, Alina. (2008) Design de identidade da marca; tradução Joaquim da Fonseca - 2. ed. - Porto Alegre: Bookman.
Como citar:

Vasconcelos, Othon; Waechter, Hans; "Design de identidade visual participativo: uma proposta metodológica para o design de marcas com o usuário", p. 453-464 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0410

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações