Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Design de hipermídia: a sistematização de processos no desenvolvimento de materiais didáticos digitais para Educação a Distância

Ávila, Jaqueline de ; Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz ; Merino, Eugenio Andrés Díaz ;

Artigo completo:

Opresente artigo tem como objetivo desenvolver um guia, em formato dehipermídia, a fim de sistematizar práticas e processos de uma equipe de designgráfico (DG) que atua no desenvolvimento de materiais didáticos digitais paracursos na modalidade a distância. Para isso, considera-se que a qualidade didáticae técnica dos materiais está associada à organização dos fluxos de trabalho edos processos comunicacionais entre aqueles que os produzem – geralmente,equipes interdisciplinares. Assim, utilizando estratégias de design, osprocessos de desenvolvimento da equipe de DG podem ser planejados, documentados,executados e repensados (quando necessário), gerando um ciclo proposto a partirde vivências, experiências e diretrizes já existentes (pesquisa bibliográfica),o qual muitas vezes ocorre de forma não documentada. Após implementação evalidação do protótipo com a equipe, constatou-se que a mesma sente-se maissegura tendo um material manuseável e acessível sobre suas práticas e que omaterial proposto contribui para melhorias nos processos organizacionais ecotidianos da equipe, demonstrando a importância do design da informação nocontexto apresentado.  

Artigo completo:

Palavras-chave: Design, hipermídia, processos, material didático digital,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-097

Referências bibliográficas
  • [1] ALAVA, Séraphin (Org.). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002. 224 p. BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999. CASAS, Diego Daniel; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Gestão de Design & Design Thinking: uma relação possível. In: e-Revista LOGO. Florianópolis, 2011, v. 11, p. 1-7.
Como citar:

Ávila, Jaqueline de; Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz; Merino, Eugenio Andrés Díaz; "Design de hipermídia: a sistematização de processos no desenvolvimento de materiais didáticos digitais para Educação a Distância", p. 1052-1063 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-097

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações