Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
Design de hipermídia: a sistematização de processos no desenvolvimento de materiais didáticos digitais para Educação a Distância
Design de hipermídia: a sistematização de processos no desenvolvimento de materiais didáticos digitais para Educação a Distância
Ávila, Jaqueline de; Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz; Merino, Eugenio Andrés Díaz
Artigo completo:
Opresente artigo tem como objetivo desenvolver um guia, em formato dehipermídia, a fim de sistematizar práticas e processos de uma equipe de designgráfico (DG) que atua no desenvolvimento de materiais didáticos digitais paracursos na modalidade a distância. Para isso, considera-se que a qualidade didáticae técnica dos materiais está associada à organização dos fluxos de trabalho edos processos comunicacionais entre aqueles que os produzem – geralmente,equipes interdisciplinares. Assim, utilizando estratégias de design, osprocessos de desenvolvimento da equipe de DG podem ser planejados, documentados,executados e repensados (quando necessário), gerando um ciclo proposto a partirde vivências, experiências e diretrizes já existentes (pesquisa bibliográfica),o qual muitas vezes ocorre de forma não documentada. Após implementação evalidação do protótipo com a equipe, constatou-se que a mesma sente-se maissegura tendo um material manuseável e acessível sobre suas práticas e que omaterial proposto contribui para melhorias nos processos organizacionais ecotidianos da equipe, demonstrando a importância do design da informação nocontexto apresentado.
Opresente artigo tem como objetivo desenvolver um guia, em formato dehipermídia, a fim de sistematizar práticas e processos de uma equipe de designgráfico (DG) que atua no desenvolvimento de materiais didáticos digitais paracursos na modalidade a distância. Para isso, considera-se que a qualidade didáticae técnica dos materiais está associada à organização dos fluxos de trabalho edos processos comunicacionais entre aqueles que os produzem – geralmente,equipes interdisciplinares. Assim, utilizando estratégias de design, osprocessos de desenvolvimento da equipe de DG podem ser planejados, documentados,executados e repensados (quando necessário), gerando um ciclo proposto a partirde vivências, experiências e diretrizes já existentes (pesquisa bibliográfica),o qual muitas vezes ocorre de forma não documentada. Após implementação evalidação do protótipo com a equipe, constatou-se que a mesma sente-se maissegura tendo um material manuseável e acessível sobre suas práticas e que omaterial proposto contribui para melhorias nos processos organizacionais ecotidianos da equipe, demonstrando a importância do design da informação nocontexto apresentado.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cidi2017-097
Referências bibliográficas
- [1] ALAVA, Séraphin (Org.). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002. 224 p. BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999. CASAS, Diego Daniel; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Gestão de Design & Design Thinking: uma relação possível. In: e-Revista LOGO. Florianópolis, 2011, v. 11, p. 1-7.
Como citar:
Ávila, Jaqueline de; Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz; Merino, Eugenio Andrés Díaz; "Design de hipermídia: a sistematização de processos no desenvolvimento de materiais didáticos digitais para Educação a Distância", p-1052-1063.
In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/cidi2017-097
últimos 30 dias
127
downloads
1
visualizações
7
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - Design de hipermídia: a sistematização de processos no desenvolvimento de materiais didáticos digitais para Educação a Distância JO - Blucher Design Proceedings VL - 4 IS - 5 SP - 1052 EP - 1063 PY - 2018 T2 - 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação AU - , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/cidi2017-097 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-de-hipermdia-a-sistematizao-de-processos-no-desenvolvimento-de-materiais-didticos-digitais-para-educao-a-distncia-28083 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Ávila20144,
title="Design de hipermídia: a sistematização de processos no desenvolvimento de materiais didáticos digitais para Educação a Distância",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="4",
number="5",
pages="1052 - 1063",
year="2018",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/cidi2017-097",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-de-hipermdia-a-sistematizao-de-processos-no-desenvolvimento-de-materiais-didticos-digitais-para-educao-a-distncia-28083",
author="Jaqueline de Ávila", "Giselle Schmidt Alves Díaz Merino", "Eugenio Andrés Díaz Merino",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Jaqueline de Ávila, Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Eugenio Andrés Díaz Merino, Design de hipermídia: a sistematização de processos no desenvolvimento de materiais didáticos digitais para Educação a Distância, Blucher Design Proceedings, Volume 4, 2018, Pages 1052-1063, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/cidi2017-097 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-de-hipermdia-a-sistematizao-de-processos-no-desenvolvimento-de-materiais-didticos-digitais-para-educao-a-distncia-28083) Palavras-chave:: ;