Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Design de Faixa de Travessia de Pedestres em cruzamentos de via sem semáforos

Araujo, Jackes dos Reis ; Sniker, Tomas Guner ;

Artigo completo:

No Brasil,em um determinado tipo de cruzamento de vias sem semáforos, existe um riscolatente de acidentes durante a travessia de pedestres causado pela invasão dosmotoristas nas Faixas de Travessia de Pedestres. O problema ocorre porque oconjunto de sinais disponíveis nos manuais de trânsito são graficamente ineficientesao dinamismo desses espaços. Para perfis de locais específicos é necessário avaliaros problemas considerando princípios do design para novas soluções desinalização. Considerar as diretrizes de acessibilidade e mobilidade urbana e analisarcada modelo de sinalização disponível de forma a compreender suas aplicações,limitações e possibilidades de adaptação. Nestes termos, este trabalho propõeum levantamento de dados tendo em vista uma nova proposta de sistema desinalização. Com base numa pesquisa observacional, buscou-se elaborar uma propostamais segura, tanto para pedestres quanto motoristas, durante as interações quetiverem nesse tipo de cruzamento. Esse novo desenho de Faixa de Travessia dePedestre deve ser operacionalmente viável para a realidade da administraçãopública dos pequenos municípios, se tornando uma alternativa inteligente eacessível, com possibilidade de avançar em estudo para se tornar um equipamentourbano possível de implantação.

Artigo completo:

Palavras-chave: Mobilidade, design, sinalização, pedestre,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-059

Referências bibliográficas
  • [1] ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. 2004. NBR 9050:2004: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro. BAXTER, Mike. 1998. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 110-11 BRASIL, Câmara dos Deputados. Código de Trânsito Brasileiro. 4ª Ed. Brasília: Edições Câmara, 2010.
Como citar:

Araujo, Jackes dos Reis; Sniker, Tomas Guner; "Design de Faixa de Travessia de Pedestres em cruzamentos de via sem semáforos", p. 607-620 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-059

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações