Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de experiências de aprendizagem remota no contexto escolar: o ensino de Desenho

Experience with Design in the teaching of Drawing during the remote learning period

ROCHA, Paula do Sacramento ;

Artigo:

Este artigo é resultado do trabalho “Novos trajetos para o ensino de Desenho a partir da construção de competências” de Rocha (2019) com base nos conceitos de competências de Philippe Perrenoud (1999). Tem por objetivo apresentar a construção de competências em uma experiência que aproximou a disciplina Desenho do pensamento projetual, vivenciada com turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Isto se deu no período de ensino remoto, durante a pandemia da Covid-19, em uma instituição de ensino pública federal, na cidade do Rio de Janeiro. Assim, em caráter exploratório, a partir de um levantamento bibliográfico, foi definido o conceito de competências, seguido da análise da disciplina Desenho e do Design, resultando na identificação das possíveis competências a serem desenvolvidas por esta disciplina no Ensino Básico, por meio da incorporação de aspectos do Design. Posteriormente, em caráter de teste, com a experiência apresentada, foram identificadas as competências então desenvolvidas.

Artigo:

The present article is the result of the work “New paths for the teaching of Drawing from the construction of competences” by Rocha (2019) based on the concepts of competences by Philippe Perrenoud (1999). It aims to present the construction of competences in an experience that brought the discipline Drawing closer to design thinking, experienced with 9th grade classes of Elementary School, in the period of remote teaching, during the Covid-19 pandemic, in a public federal educational institution, in the city of Rio de Janeiro. Thus, in an exploratory manner, from a bibliographic survey, the concept of competences was defined, followed by the analysis of the subject Drawing and the Design, resulting in the identification of possible competences to be developed by this subject in Basic Education, through the incorporation of the design aspects. Subsequently, in a test feature, with the experience presented, the competencies then developed were identified.

Palavras-chave: Desenho; Design; Educação Básica.,

Palavras-chave: Drawing; Design; Basic Education,

DOI: 10.5151/ped2022-8799385

Referências bibliográficas
  • [1] ARCHER, B.; BAYNES, K.; ROBERTS, P. A Framework for Design and Design Education. Warwickshire: Loughborough University, 2005.
  • [2] BATISTA, Cristina Jardim. Taxonomia de objetivos educacionais para a universalização do desenho no ensino básico brasileiro. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado). Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
  • [3] BATISTA, Cristina Jardim; MEDEIROS, Ligia Maria Sampaio de. Revisão de Conteúdos e Objetivos Educacionais para o Ensino de Desenho. In: Graphica 2017: XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. 2017, Universidade Paulista -UNIP. Araçatuba, São Paulo. Anais...Araçatuba (SP) UNIP, 2018
  • [4] CHAZIN, Alessandra. Criatividade Planejada: etapas e processos do desenvolvimento do pensamento criativo. In: SPGD 2018: 4º Simpósio De Pós-Graduação em Design da Esdi. 2018, Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI/UERJ. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro (RJ) ESDI, 2018.
  • [5] DELMAS, Anita de Sá e Benevides Braga. A Construção do Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Artística: desafios e tensões (1971-1983). 2012. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro
  • [6] LAWSON, Bryan. Como arquitetos e designers pensam. Tradução: Maria Beatriz Medina. 4.ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 296 p.
  • [7] MARTINS, Bianca Maria Rêgo. O Professor-Designer de experiências de aprendizagem: tecendo uma epistemologia para a inserção do Design na Escola. 2016. 188 f. Tese (Doutorado) – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro
  • [8] MARTINS, Bianca; EMANUEL, Barbara. Aprender projetando como uma prática educativa insurgente: experiências do Grupo Design & Escola Arcos Design, Rio de Janeiro: PPESDI / UERJ. v. 15, n. 1, Março 2022. pp. 87-105. Disponível em:
  • [9] MARTINS, Bianca , COUTO, Rita. 2015. Aprendizagem Baseada em Design: uma pedagogia que fortalece os paradigmas da educação contemporânea. In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais [Oral] do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings [Oral] of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015
  • [10] PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências Desde a Escola. Tradução de Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 90 p.
  • [11] PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica G; MACHADO, Nilson José, et al. As Competências para Ensinar no Século XXI - A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. Tradução de Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. 176 p.
  • [12] RODRIGUES, M. H. W. L.; BRAVIANO, G. Competências para a Resolução Gráfica de Problemas Geométricos. 4º Colóquio sobre História e Tecnologia no Ensino da Matemática, IV HTEM, Rio de Janeiro, 2008. 1-8.
  • [13] ROCHA, Paula do Sacramento . Novos trajetos para o ensino de Desenho a partir da construção de competências. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes, Técnicas de Representação Gráfica. Rio de Janeiro
Como citar:

ROCHA, Paula do Sacramento; "Design de experiências de aprendizagem remota no contexto escolar: o ensino de Desenho", p. 3323-3341 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-8799385

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações