resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de experiências aplicado à pesquisa: um método exploratório de pesquisa centrada no usuário

-

SZABLUK, Daniela; BERGER, Ana Von Frankenberg; CAPRA, Andréa; OLIVEIRA, Manuela Ferreira de;

resumo:

Um entendimento acurado das necessidades dos usuários é essencial para o desenvolvimento de produtos inovadores. O presente artigo apresenta um método exploratório de pesquisa centrada no usuário no contexto do processo de design de novos produtos tecnológicos, formulado a partir das demandas de uma grande companhia de tecnologia da informação. O método é direcionado -mas não restrito - às etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produtos, e contempla ouso de protótipos de baixa fidelidade e simulações de experiências interativas com o produto em desenvolvimento, permitindo que o usuário se imagine em um contexto futuro através de simulacros de ambientes e cenários até então no âmbito da ideação. O método se mostra eficiente para identificação de requisitos da experiência relacionada ao uso do produto, e possibilita a rápida iteração quanto às suposições existentes e maior exploração de conceitos de projeto que emergem ao longo da investigação.

resumo:

-

Palavras-chave: pesquisa em design, experiência do usuário; protótipos de baixa fidelidade,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Human Factors in Design

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SZABLUK, Daniela; BERGER, Ana Von Frankenberg; CAPRA, Andréa; OLIVEIRA, Manuela Ferreira de; "Design de experiências aplicado à pesquisa: um método exploratório de pesquisa centrada no usuário", p. 6068 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Human Factors in Design

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações