Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de embalagem e cultura visual: projeto vila do artesão

Packaging design and visual culture: a project to artisans village

Silva, Rennale Gregório da; Castro, Simone Leite de; Lima, José Bruno Amador; Silva, Camila Assis Peres;

Artigo completo:

A embalagem é um elemento de conexão e comunicação entre o consumidor e o objeto, tendo como principais objetivos se destacar, proteger, transportar e comunicar sobre o que ela carrega. A mesma influencia os olhos do cliente sobre o produto e a empresa, devendo ser utilizada pelas mesmas para melhorar seu potencial de vendas. Por outro lado, a embalagem como parte integrante de uma cultura visual é capaz de carregar valores simbólicos e potencializar a experiência de consumo. Portanto, trazemos a tona neste artigo, através do estudo de caso da Vila do Artesão, a perspectiva do design de embalagens como intermediador de uma ampla cadeia de produção e consumo, que envolve cultura, história, valorização artesãos e do artesanato local, bem como da experiência com o produto.

Artigo completo:

Packaging is an element of connection and communication between the consumer and the object, having as main objectives to detach, protect, transport and communicate about what it carries. The same influences the customer's eyes on the product and the company; they to improve their sales potential should use it. On the other hand, packaging as an integral part of a visual culture is capable of carrying symbolic values and enhancing the consumer experience. Therefore, we bring to light in this article, through the case study of Artisans Village, the perspective of packaging design as an intermediary of a wide chain of production and consumption, involving culture, history, appreciation of artisans and local handicrafts, as well as experience with the product.

Palavras-chave: Comunicação, design, cultura,

Palavras-chave: Communication, design, culture,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-6.0017

Referências bibliográficas
  • [1] Ciola, F. (2014). Boletim: Oportunidades no desenvolvimento de embalagens. SEBRAE.
  • [2] Galeria de gravura. (2019). Lira Nordestina. São João Nordestino. Disponível em: Acesso em 05 de julho de 2019.
  • [3] Krucken, L. (2009). Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel.
  • [4] Pbtur. (2019). A vila do artesão. Disponível em: Acesso em 05 de julho de 2019.
  • [5] Paraíba Criativa (2015). Os pioneiros da Borborema. Disponível em: Acesso em 05 de julho de 2019.
Como citar:

Silva, Rennale Gregório da; Castro, Simone Leite de; Lima, José Bruno Amador; Silva, Camila Assis Peres; "Design de embalagem e cultura visual: projeto vila do artesão", p. 2549-2557 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0017

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações