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Design da informação na formação de condutores: reflexões e proposta de contribuição

Information Design in driver education: reflections and contribution

MONT’ALVÃO, Claudia ; Doutora, ; RAMALHO, Pedro ; RIBEIRO, Tiago ;

Artigo:

Apresenta-se aqui uma discussão sobre a importância do projeto da informação no processo de formação de condutores. A partir do cenário e do custo dos acidentes, destacam-se as áreas do design e correlatas, em uma reflexão sobre a interdisciplinaridade nesse contexto. A seguir, apresenta-se brevemente a lei que delibera sobre o processo de formação e aprovação dos condutores. Como método, foram levantadas informações nos websites dos Departamentos de Trânsito estaduais onde foi possível verificar suas inconsistências. Para averiguar as informações disponíveis e sua relevância pelos condutores em formação foi aplicada a técnica do grupo de foco. Nesse artigo apresentam-se os resultados do teste piloto, que apontam para o fato dos condutores receberem um material desorganizado, o que afeta o interesse e o processo de aprendizagem. Como próximos passos, prevê-se a realização de outras dinâmicas, para verificar se as informações e experiências descritas pelos participantes do teste piloto serão novamente verificadas.

Artigo:

A discussion on the importance of information design in the driver education process is presented here. Based on the scenario and cost of accidents, the areas of design and related areas are highlighted, in a reflection on interdisciplinarity in this context. Next, the law that deliberates on the process of driver training and approval is briefly presented. As a method, information was gathered from the State Traffic Departments websites, where it was possible to verify their inconsistencies. To investigate the available information and its relevance to drivers in training, the focus group technique was applied. This article presents the results of the pilot test, whose main result is that the drivers receive disorganized material, which affects their interest and learning process. As next steps, other dynamics are planned to be carried out, to verify if the information and experiences described by the pilot test participants will occur again.

Palavras-chave: Design da Informação; Condutores; Linguagem Simples.,

Palavras-chave: Information Design; Drivers; Plain language.,

DOI: 10.5151/ped2022-9935916

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Como citar:

MONT’ALVÃO, Claudia; Doutora, ; RAMALHO, Pedro; RIBEIRO, Tiago; "Design da informação na formação de condutores: reflexões e proposta de contribuição", p. 3306-3322 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9935916

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