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Design da informação em conteúdos educacionais para experiência de aprendizagem inclusiva

Information design in educational content for an inclusive learning experience

Primo, Lane; Ulbricht, Vania Ribas; Fadel, Luciane Maria;

Artigo completo:

Este artigo objetiva identificar os ruídos relacionados ao design da informação em conteúdos educacionais, nas experiências de aprendizagem de estudantes com deficiência visual. Para tanto, realizou-se revisão de literatura e entrevistas. Os resultados sugerem problemas de design de informação e ruídos agrupados em três categorias: Material didático, Docência e Ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, constatou-se que os conteúdos educacionais carecem de um eficiente design da informação. Por conseguinte, os estudantes com deficiência esforçam-se muito para enfrentar tais desafios. Eles utilizam tecnologias digitais para superá-los de forma autônoma. Este artigo destaca alguns pontos que precisam ser melhorados e lista algumas recomendações para os professores melhorarem a qualidade dos conteúdos educacionais a serem compartilhados, proporcionando experiências de aprendizagem gratificantes para todos os estudantes.

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This paper aims to identify noises related to the information design in educational content, in the learning experiences of students with visual impairment. To do that, we performed a literature review and interviews. The results suggest information design problems and noises that formed three categories: Didactic material, Teaching, and Virtual learning environment. Besides this, we found that educational contents lack efficient information design. As a result, we identified that students with disabilities are making a great effort to face these problems. They use digital technologies to overcome such challenges in an autonomy way. This paper highlights some points that need improvement and lists some recommendations for teachers to improve the quality of educational content to be shared, as well as to provide rewarding learning experiences for all students.

Palavras-chave: acessibilidade, mídias, inclusão, educação presencial e a distância,

Palavras-chave: accessibility, media, inclusion, distance and face to face education,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0169

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Como citar:

Primo, Lane; Ulbricht, Vania Ribas; Fadel, Luciane Maria; "Design da informação em conteúdos educacionais para experiência de aprendizagem inclusiva ", p. 881-890 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0169

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