Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Design da Informação e Teoria da Representação Social: possíveis diálogos teóricos

Barbosa, Natália C. ; Barrocas, Luiza B. ; Coutinho, Solange G. ; Rocha, Maria Alice V. ;

Artigo completo:

Este artigo pretende discutir possíveis maneiras de interaçãoentre o design da informação (DI) e a teoria da representação social (TRS)através das similaridades teóricas encontradas nas suas abordagens. O interesseem investigar essa relação foi motivado a partir de uma pesquisa realizadapelas autoras nos anais dos congressos P&D e CIDI sobre a TRS. Nestapesquisa foi encontrado apenas um artigo, que apesar de ter sido o únicoforneceu a abertura necessária para iniciar a investigação. Com base nasligações constatadas e nas relações discutidas foi possível entender como aTeoria da Representação Social é capaz de contribuir para as pesquisas dedesign da informação que se propõem a entender o conjunto de aspectosintrínsecos relativos aos indivíduos e a sociedade de que fazem parte.

Artigo completo:

Palavras-chave: Design da informação, teoria das representações sociais, indivíduo, sociedade, diálogo, , , ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-117

Referências bibliográficas
  • [1] ABRIC. 1994. Pratiques sociales et représentations. Presses Universitaires de France, Paris. ALEXANDRE, M. 2004. Representação Social: uma genealogia do conceito. Revista Comum, Rio de Janeiro, v.10, nº 23, p. 122 a 138. BONSIEPE, G. 201 Design, cultura e sociedade. Blucher. São Paulo.
Como citar:

Barbosa, Natália C.; Barrocas, Luiza B.; Coutinho, Solange G.; Rocha, Maria Alice V.; "Design da Informação e Teoria da Representação Social: possíveis diálogos teóricos", p. 1244-1249 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-117

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações