Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Design da Informação e Cognição: experiências confiáveis e significativas

Padua , Mariana Cantisani ; Jorente , Maria José Vicentini ;

Artigo completo:

A "revolução da informação" mudouradicalmente a maneira que interagimos com o mundo, chegamos a um ponto deinflexão em que os campos da neurociência e da tecnologia da informação ecomunicação (TIC) podem colaborar para identificar e enquadrar questões fundamentaissobre as relações entre criatividade, design, inovação e pesquisa. De que formaos indivíduos interpretam os dados? Que tipo de conhecimento precisamos obterpara que possamos tomar decisões eficazes? Quais as diretrizes derivadas dosestudos sobre a cognição humana podem ser aplicadas nos projetos de Design daInformação? Este artigo pretende estudar a problemática exposta e por meiodelas considerar os fatores envolvidos no projeto de experiências. Propomos umamudança de perspectiva, nos movendo da interação humano-computador para ainteração humano-informação. Grande parte das teorias e metodologias do Designda Informação e cognição são "centrados no ser humano" com foco noproblema de um indivíduo. Essa forma de projetar mostrou resultados surpreendentesao longo dos anos. As pesquisas nessa área indicam uma mudança para oreconhecimento de uma pluralidade de novas perspectivas, se analisarmos sob aótica do impacto que essas inovações têm sobre nós, é necessário considerar osaspectos cognitivos sociais e emocionais.

Artigo completo:

Palavras-chave: Design da Informação, cognição, comportamento, experiência do usuário, artefatos tecnológicos,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-104

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, G. Del objeto a la interfase: mutaciones del diseño. Buenos Aires: Ediciones Infinito. 1999. BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 270 p. 201 BÜRDEK, B. E. História, teoria e prática do design de produtos. Tradução Freddy Van Camp. São Paulo: Edgard Blucher, 2006. 496 p.
Como citar:

Padua , Mariana Cantisani; Jorente , Maria José Vicentini; "Design da Informação e Cognição: experiências confiáveis e significativas", p. 1107-1120 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-104

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações