Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design da Informação e ações comunicacionais em websites de museus

Information Design and communicational actions on museum websites

Padua, Mariana Cantisani; Jorente, Maria José Vicentini; Semedo, Alice Lucas;

Artigo completo:

As possibilidades tecnológicas criam potencialidades para as organizações culturais, incluindo os museus, nossa proposta com a apresentação da metodologia do Design Science Research, vem ao encontro com as soluções apresentadas pelas atuais Tecnologias da Informação e Comunicação. O objetivo geral foi delinear os recursos e características específicas do Design da Informação para a criação, produção e manutenção da imagem do objeto museal no contexto dos ambientes digitais de museus. As soluções encontradas possibilitam novos aportes para as instituições museológicas, tanto para otimizar os processos de gestão, tornando-os mais eficientes e ágeis, quanto para comunicar o conhecimento produzido pelos objetos contidos nas coleções e exposições de forma a gerar experiências envolventes e significativas, tanto nos ambientes físicos quanto nos digitais. As questões e problemas que surgem nesse cenário envolvem recursos humanos, técnicos, tecnológicos e financeiros. Além das questões tecnológicas, uma estratégia de comunicação com o público deve alcançar três objetivos básicos: facilitar ao público um conhecimento amplo da instituição e dos serviços que oferece; motivar a participação do público nas atividades que promove e fomentar o uso dos serviços; e fortalecer e consolidar as relações museu-público. Partindo dessa concepção dialógica, torna-se imprescindível desenvolver um modelo de comunicação flexível, porém impõem-se desafios. Em um cenário ideal é necessário que uma equipe inter, multi, e/ou transdisciplinar concretize o processo, e desenvolva uma metodologia de trabalho ideal e contextualizada (Design System) em conjunto com profissionais, técnicos, monitores e visitantes para o desenvolvimento de atividades, a serem propostas para as ações comunicacionais nas instituições museológicas.

Artigo completo:

Technological possibilities create potential for cultural organizations, including museums, our proposal with the presentation of the methodology of Design Science Research, meets the solutions presented by the current Information and Communication Technologies. The general objective was to outline the specific features and characteristics of Information Design for the creation, production and maintenance of the image of the museum object in the context of digital museum environments. The solutions found allow new contributions to museological institutions, both to optimize the management processes, to make them more efficient and agile, and to communicate the knowledge produced by the objects contained in the collections and exhibitions in order to generate meaningful and enveloping experiences, both in physical and digital environments. The issues and problems that arise in this scenario involve human, technical, technological and financial resources. In addition to technological issues, a communication strategy with the public should achieve three basic objectives: to provide the public with a broad knowledge of the institution and the services it offers; motivate public participation in the activities it promotes and foster the use of services; and strengthen and consolidate museum-public relations. Starting from this dialogic conception, it becomes essential to develop a flexible communication model, but challenges are imposed. In an ideal scenario it is necessary for an inter., multi., and/or transdisciplinary team to concretize the process, and develop an ideal and contextualized work methodology (Design System) together with professionals, technicians, monitors and visitors for the development of activities, to be proposed for the communication actions in the museological institutions.

Palavras-chave: Design da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação, Curadoria Digital, Comunicação museológica, Museologia,

Palavras-chave: Information Design, Information and Communication Technologies, Digital Curation, Museum Communication, Museology,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0072

Referências bibliográficas
  • [1] Burdick, A., Drucker, J., Lunenfeld, P., Presner, T., & Schnapp, J. (2012). Digital_Humanities. Mit Press.
  • [2] Carvalho, A., Matos, A., & Pizarro, M. M. S. (2018). Competências para a transformação digital nos museus: o projecto Mu. Sa. MIDAS. Museus e estudos interdisciplinares, (9).
  • [3] FVA-IBRAM. (2017) Formulário de Visitação Anual (FVA). Portal do Instituto Brasileiro de Museus. IBRAM.
  • [4] Ballart Hernández, J., & Juan i Tresserras, J. (2001). Gestión del patrimonio cultural.
  • [5] Hevner, A. R. (2007). A three cycle view of design science research. Scandinavian journal of information systems, 19(2), 4.
  • [6] Hevner, A. R., March, S. T., Park, J., & Ram, S. (2008). Design science in information systems research. Management Information Systems Quarterly, 28(1),
  • [7] IBRAM, I. (2011). Museus em Números.
  • [8] Portugal, dos Museus Portugueses, Lei Quadro (2004). Diário da República–I Séria A.
  • [9] Portugal, C. Design para projetos de Humanidades Digitais, p. 5596-5606 . In: Universidade da Região de Joinville - Univille. São Paulo: Blucher, 2018. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-7.3_ACO_13
Como citar:

Padua, Mariana Cantisani; Jorente, Maria José Vicentini; Semedo, Alice Lucas; "Design da Informação e ações comunicacionais em websites de museus ", p. 1604-1614 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0072

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações