Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN DA INFORMAÇÃO E A APLICABILIDADE NAS ESCOLAS

Campello, Sílvio Romero Botelho Barreto; Lameira, Gregorio Bacelar; Branco, Janaína Campos; Miranda, Eva Rolim;

Artigo Completo:

Esta pesquisa se dedicou a demonstrar a aplicabilidade do Design da Informação à educação. Para isso, são levantadas as conceituações de diversos autores, buscando-se palavras-chave na edificação de uma teoria que sirva para guiar designers e educadores que objetivam a inserção do ensino de Design nas escolas e que possivelmente veem no Design da Informação um caminho para isso. São apresentadas definições em consonância com a práxis de profissionais tanto de design quanto de educação, indicações do aperfeiçoamento profissional do professor junto às novas tecnologias de informação e ainda exemplos práticos bem-sucedidos de modelos que estão sendo usados em algumas escolas pelo país.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design da informação; educação; ensino,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0235

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 201
  • [2] COUTINHO, Solange Galvão. Design da informação para educação. Revista Brasileira de Design da Informação. v. 3 1/2, 2006. p. 49-60. Disponível em: , 20/04/2015
  • [3] FRASCARA, Jorge. El diseño de información: una vision de conjunto. In: ¿Qué es el diseño de información? Buenos Aires: Editorial Infinito, 2011. p. 11-21. Disponível em: , 25/04/2015.
  • [4] FONTOURA, Antônio Martiniano. EdaDe: a educação de crianças e jovens através do design. Antonio Martiniano (tese); Orientadora: Alice Theresinha Cybis Pereira. Florianópolis, 2002.
  • [5] HORN, Robert. Information Design: Emergence of a New Profession. In Jacobsen, R. (Ed.), Information Design (online). Cambridge, MA: MIT Press, 1999. Disponível em: , 20/04/201
  • [6] INTERNATIONAL INSTITUTE FOR INFORMATION DESIGN - IIID. Disponível em: . 20/04/2015.
  • [7] LIMA, Ricardo Cunha. Otto Neurath e o legado do ISOTYPE. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 5(2), 36-49 (2008). Disponível em: , 20/04/2015.
  • [8] LOPES, M. T. 2009. A linguagem gráfica na educação brasileira: um estudo para a sua inserção na formação dos professores das licenciaturas. Orientadora: Solange G. Coutinho. Tese não publicada. Departamento de Design. Universidade Federal de Pernambuco.
  • [9] MARTINS, Bianca; COUTO, Rita. Design da Informação e a construção de sentido no desenvolvimento de materiais educativos. 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Disponível em: , 20/04/2015.
  • [10] PETTERSSON, Rune. It Depends: ID – Principles and guidelines (online). Tullinge, Sweden, 4ªEdição, 2012. Disponível em: , 25/04/2015.
  • [11] PORTUGAL, Cristina. Design, Educação e Tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.
  • [12] PORTUGAL, Cristina. Design, educação e tecnologia (online): Rio de Janeiro: Rio Books, Disponível em: , 25/04/2015.
  • [13] SHEDROFF, Nathan. Information Interaction Design: a unified field theory of Design. 1994. Disponível em: 24/09/2015.
Como citar:

Campello, Sílvio Romero Botelho Barreto; Lameira, Gregorio Bacelar; Branco, Janaína Campos; Miranda, Eva Rolim; "DESIGN DA INFORMAÇÃO E A APLICABILIDADE NAS ESCOLAS", p. 2748-2759 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0235

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações