Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN DA INFORMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO E SELEÇÃO DE PERSONAGENS PARA MATERIAL INFORMATIVO, APLICADO À EDUCAÇÃO EM SAÚDE PEDIÁTRICA

Camargo, Eleida Pereira de ; Prado, Gilmar Fernades Do ;

Artigo:

O ronco, a apneia obstrutiva do sono (SAOS) e a síndrome das pernas inquietas (SPI) são distúrbios do sono prevalentes e ainda pouco reconhecidos principalmente pela população infantil, importante multiplicador da informação, fundamental para prevenção de doenças e suas consequências. Este estudo tem por finalidade desenvolver e selecionar personagens para série de histórias em quadrinhos (HQ) sobre Distúrbios de Sono, futuramente utilizadas em ações de educação em saúde. Dois desenhistas foram instruídos a criar personagens que representassem quatro condições do sono: normal, ronco, SAOS e SPI. Os nomes e características das personagens basearam-se em dados técnicos, culturais e étnicos da população. Foram desenvolvidas duas versões de desenhos: (V1) que apresentava estilo “manga” e (V2) que representava a neotenia. Para a seleção de uma destas versões, ambas foram submetidas à votação por 124 escolares (6 a 10 anos) e 26 adultos, especialistas em educação e/ou comunicação. Comparamos os IC 95% para os pares de cada grupo. Consideramos significante pAndlt;0.05. Os nomes e personagens elaborados foram Soninha para sono normal, Ronco para o roncador, Baba para a SAOS e Formiga para o portador de SPI. Foram selecionados Soninha e Formiga V1 (70.7%; 76%); Ronco e Baba V2 (65.3%; 51.3%). Não houve diferença significante entre escola de procedência, mas sim entre a seleção das faixas etárias, acentuadamente para a personagem Soninha, preferida na versão V2 pelos adultos e V1 pelas crianças (∆ 43.6% Soninha; 49.2% Ronco e 26.8% Formiga, pAndlt;0,05; IC 95%). Criamos e selecionamos 4 personagens para representar o sono normal e 3 prevalentes distúrbios do sono: Soninha (normal), Ronco (roncador), Baba (SAOS) e Formiga (SPI), que protagonizarão futura série de histórias em quadrinho sobre Distúrbios de Sono.

Artigo:

Snoring, obstructive sleep apnea (OSA), and restless legs syndrome (RLS) are prevalent sleep disorders that are poorly recognised mostly by child population, and are an important source of information for preventing disease and its consequences. This study aims to develop and select characters for a comic book series (CB) about sleep disorders to be used in health education. Two designers were asked to create characters that represent four sleep conditions: normal, snoring, OSA, and RLS. We developed two versions of the drawings: (V1) “manga” style and (V2) neoteny style. 124 students (ages 6 to 10 years) and 26 adult education and/or communication specialists were asked to select the version they preferred (CI 95%; PAndlt;0.05). The characters were as follows: Soninha for a normal sleep, Ronco for the snorer, Baba for OSA, and Formiga for the patient with RLS. V1 versions of Soninha and Formiga were selected (70.7%, 76%); V2 versions of Ronco and Baba were selected (65.3%, 51.3%). There was no significant difference in choices associated with the students’ school of origin, but there was a significant difference between the age ranges. The V2 version of Soninha was preferred by the adults, and the V1 version was preferred by children (Δ 43.6% Soninha, 49.2% Ronco, and 26.8% Formiga). We created and selected four characters to represent normal sleep and three disordered sleep conditions: Soninha (normal sleep), Ronco (snoring), Baba (OSA), and Formiga (RLS), who will be protagonists in a comic book series about sleep disorders.

Palavras-chave: design gráfico, design da informação, educação em saúde, graphic design, information design, health education,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00670

Referências bibliográficas
  • [1] ALVES, J.M. Histórias em quadrinhos e educação infantil. Psicologia: ciência e profissão [online], v.21, n.3, p.2-9, 2001
  • [2] ARAUJO, I.S.; CARDOSO, J.M. [Comics for citizenship] Comunicação e Saúde. Rio de janeiro: Fio Cruz , História Ciência e Saude-Manguinhos, vol.16, n.1, 2007
  • [3] BALBINI, A.P.S., et al. Pediatricians and sleep-disordered breathing in the child. Revista da Associação Médica Brasileira, v.51, n.2, p.80-86, 2005.
  • [4] CAMARGO, E.P. et al. Marketing Social: caracterização do paciente do ambulatório de neuro-sono da Unifesp. Revista Neurociências, São Paulo, v.19, n.2, 2011.
  • [5] CAMARGO, E.P. Is the population properly informed about sleep disorders? Arquivos de Neuro-Psiquiatria. vol.71, n.2, São Paulo, 2013.
  • [6] CARUSO, F.; SILVEIRA, C. Quadrinhos para a cidadania. Historia, ciência e saúde – Manguinhos, v.16, n.1, p.217-236, 2009.
  • [7] CARVALHO, L.B.C., et al. Cognitive dysfunction in children with sleep-disordered breathing. Journal of Child Neurology, v.20, p.400-404, 2005.
  • [8] CIRNE, M. A linguagem dos Quadrinhos. Petrópolis: Editora Vozes, 1971. COX, M. Desenho da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • [9] DIAS, C. A. Considerações sobre elaboração de currículos para formação de psicólogos: a partir de uma perspectiva didática. Psicologia: ciência e profissão, v.21, n.3, p. 36-49, 2001.
  • [10] DOMESA, G. et al. Oxytocin Improves “Mind-Reading” in Humans. Biological Psychiatry, 2007, v. 61, n 6, p.731-733
  • [11] DONIS, A. D. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997. EISNER, W. Quadrinhos e Arte Sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 154p
  • [12] FAWDRY, R. Prescribing the leaflets. Brazilian Journal Hospital Medicine, v.5, n.10, p. 551-553, 1994.
  • [13] FRUTIGER, A. Sinais e Símbolos. SP: Martins Fontes, 1999.
  • [14] GOZAL, D, O´BRIEN, L, ROW, BW. Consequences of snoring and sleep disordered breathing in children. Pediatric Pulmonology, 37 suppl 26, p. 166-168, 2004.
  • [15] JULIANO, M.L., et al. Mouth breathing children have cephalometric patterns similar to those of adult patients with obstructive sleep apnea syndrome. Arquivos de Neuro- Psiquiatria, v.67,n.3b, 2009.
  • [16] KHÉDE, S. S. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Editora Ática, 1990. LUYTEN, S.M.B. Mangá Produzido no Brasil : Pioneirismo, Experimentação e Produção Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte, 2 a 6 Set., 2003.
  • [17] MACHADO, M.A.C. et al. Clinical Co-morbidities in obstructive sleep apnea treated with mandibular repositioning appliance. Respiratory Medicine, v.100, p. 988-995, 2006.
  • [18] MARNY, J. Sociologia das Histórias aos Quadrinhos. Porto: Civilização Editora, 1970 MCCLOUD, S. Reinvinting Comics. Nova Iorque: Paradox Press, 2000.
  • [19] MICHEL, P. La Bande Dessinée. Paris: Librairie Larousse, 1976. Ottawa Charter for Health Promotion. First International Conference on Health Promotion. Ottawa, 21 November 1986 - WHO/HPR/HEP/95. Disponível em: Andlt;http://www.who.int/hpr/NPH/docs/ottawa_charter_hp.pdfAndgt; .Acesso em jan. 2011 PARKER, I. Qualitative Psychology. Buckingham: Open University Press, 2004, 200p PARTINEN, M.; HUBLIN, C.G. Epidemiology of sleep disorders. In: Principles and practice of sleep medicine. Kryger, M.H.; Roth T.; Dement, W.C. (Editors), 3 ed, p.558-79. W.B. Saunders Company, Philadelphia, 2000.
  • [20] PETROVIC, P. et al. Oxytocin Attenuates Affective Evaluations of Conditioned Faces and Amygdala Activity. The Journal of Neuroscience, v.28, n.26, p.6607-6615, 2008.
  • [21] RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (orgs). Como Usar as histórias em Quadrinhos na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2004.
  • [22] ROSCHKE, M.A.C. (ed). Evaluation in processes of continuing education and training in health: experiences and lessons. Washington, D.C; Organización Panamericana de la Salud; 2006.
  • [23] ROZEMBERG, B.; SILVA, A.P.P.; VASCONCELOS-SILVA, P.R. Impressos hospitalares e a dinâmica de construção de seus sentidos: o ponto de vista dos profissionais de saúde. Cadernos de Saúde Pública, v.18, n.6, p.1685-1694, 2002.
  • [24] SANTOS-SILVA, R. et al. Sao Paulo Epidemiologic Sleep Study: Rationale, design, sampling, and procedures. Sleep Medicine, n.10, p.679-685, 2009.
  • [25] SCHALL, V.T.; JURBERG,P; ROZEMBERG,B; VASCONCELLOS, M.C. Ciranda da Saúde: Aprendendo e Ensinando através de Histórias infantis no 1º grau. Ciência e Cultura, 38 (supl.7), p.159, 1986.
  • [26] TEIXEIRA, R.R., CYRINO, A.P. As ciências sociais, a comunicação e a saúde Social. Ciência e Saúde Coletiva, v.28, n.1, 2003.
  • [27] VERGUEIRO, W.; SANTOS, R.E. A pesquisa sobre histórias em quadrinhos na Universidade de São Paulo: análise da produção de 1972 a 2005. UNIrevista, v.1, n.3, p.1-12, 2006.
Como citar:

Camargo, Eleida Pereira de; Prado, Gilmar Fernades Do; "DESIGN DA INFORMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO E SELEÇÃO DE PERSONAGENS PARA MATERIAL INFORMATIVO, APLICADO À EDUCAÇÃO EM SAÚDE PEDIÁTRICA", p. 67-78 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00670

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações