Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Design, Consumo e Ética

Design, consumption and ethcis

Vaz, Greice Rejane Moraes; Guimarães, Juliana Oliveira; Rezende, Edson José Carpintero;

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No decorrer da história, o consumo acontecia por necessidade de sobrevivência, hoje, ele ocorre em nome da realização de desejos, ou seja, pelo excesso e extravagância. Atualmente, esse consumo tem inafluência direta da internet – Era Digital. Nesse contexto, atrair a atenção das pessoas para as compras on-line passou a ser um novo desafio para o design e o designer, uma vez que tal contexto é marcado pel agilidade, acessibilidade e comodidade no ato de consumir e comercializar. Dessa forma, este artigo objetiva debater a questão ética por parte dos designers ao estimular as pessoas a adquirirem produtos, que muitas vezes não são necessários, por meio da internet. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica por meio de revisão de literatura, para entender o tema e buscar caminhos possíveis para essa discussão, que envol

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: Throughout history, consumption happened due to the need for survival, today it occurs in the name of fulfilling desires, that is, by excess and extravagance. Currently, this consumption has a direct influence on the internet - Digital Age. In this context, attracting people's attention to online shopping has become a new challenge for design and the designer, since this context is marked by agility, accessibility and convenience in the act of consuming and marketing. Thus, this article aims to discuss the ethical issue on the part of designers by encouraging people to purchase products, which are often not necessary, through the internet. A bibliographic research was carried out through a literature review, to understand the theme and search for possible ways for this discussion, which involves people (society), products (objects) and services offered to them through the network.

Palavras-chave: Design; Consumo; Ética; Internet,

Palavras-chave: Design; Ethics; Consumption; Internet,

DOI: 10.5151/cid2020-54

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Como citar:

Vaz, Greice Rejane Moraes; Guimarães, Juliana Oliveira; Rezende, Edson José Carpintero; "Design, Consumo e Ética", p. 697-707 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-54

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