Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design como Programa estruturado de Extensão Universitária

Design as a structured Extensionist University Program

BARBOSA, João Carlos Lutz ; LIMA, Renata Vilanova ;

Artigo:

Este trabalho referencia o papel da extensão universitária como um dos pilares básicos do ensino superior. Registra a participação da Universidade Federal Fluminense num Programa, vinculado à Prefeitura de Niterói no qual o Curso de Desenho Industrial inseriu três projetos. Entre eles, o projeto intitulado Chaves do Tamanho, que tem como objetivo valorizar a comunidade local, através da educação, valorização de saberes locais, para jovens e adultos. Este projeto teve apoio da secretaria de Educação de Niterói, de EJAs, da Escola Aurelino Leal, da Plataforma Urbano Digital do MACquinho e da Associação de moradores do Morro do Palácio. A proposta foi capacitar em nível básico jovens em marcenaria, serralheria, elétrica, hidráulica, costura com o viés do design como interlocutor e integrador dos projetos realizados. Para isso houve atividades de ensino-aprendizagem realizadas entre professores e monitores da UFF (design, arquitetura e engenharia) com professores e estudantes das escolas e comunidade.

Artigo:

This paper presents a case study on a Extensionist Project named As Chaves do Tamanho and developed as a partnership between UFF and the Niteroi Cityhall. The project As Chaves do Tamanho aimed at developing multiple knowledges and practices with inhabitants of the Morro do Palacio and its vicinity.  The basic idea was to develop design and planning tools that would allow the participants to thread different paths in search of work related with 6 areas – wood and metal working, electricity, hydraulics, sewing and product design.  The activities were developed with neighbouring schools and inhabitants of Morro do Palacio. The results showed that these activities do contribute to bring together people from different socioeconomic backgrounds and establish new relationships based on mutual trust and shared objectives.

Palavras-chave: Design participativo; Educação de jovens e adultos; Saber local,

Palavras-chave: Educational extensionist project; Participatory Design, Local knowledge,

DOI: 10.5151/ped2022-2192330

Referências bibliográficas
  • [1] ARAUJO, J.C.S. O projeto de Humboldt (1767-1835) como fundamento da pedagogia universitária. Aprender-cad.de filosofia e psic. Da educação. Vitória da conquista. Ano VII n.12 p.65-8  2009. 
  • [2] ARROYO, Miguel. Paulo Freire, um outro paradigma pedagógico? Disponível em , acessado em 18 de abril de 202 
  • [3] DE PAULA, M.F. A formação Universitária no Brasil: Concepções e Influências.  Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v.14, n.1, p.71-84, 2009 
  • [4] Extensão Universitária. Disponível em , acessado em 18 de abril de 2022 
  • [5] Collete, Maria Madalena.  Pesquisa-ação participativa e compromisso social da universidade. Editora CRV, 2021.
  • [6] FEC Fundação Euclides da Cunha. PDPA - Programa de Projetos Aplicados. Disponível em Acessado em 10 de agosto de 2021. 
  • [7] FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 196 
  • [8] MEC/Ministério da Educação.  Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior.  Resolução número 7, de 18 de dezembro de 201 Resolução CNE/CES 7/201 Diário Oficial da União, Brasilia, 19 de dezembro de 2018, Seção 1, pp.49 e 50. 
  • [9] PAPANEK, Vitor. Design for the Real World: Human Ecology and Social. Chicago Press, 2005. 
  • [10] Plano Estratégico Niterói que queremos 2033. Disponível em <
  • [11] http://www.niteroi.rj.gov.br/tag/plano-estrategico-niteroi-que-queremos-2033/>,acessado em 18 de abril de 2022. 
  • [12] Programa de Desenvolvimento de projetos Aplicados PDPA. Disponível em 
  • [13] , acessado em 17 de abril de 2022. 
  • [14] TERRA, R.R.  Humboldt e a formação do modelo de universidade e pesquisa alemã.  Cadernos de Filosofia Alemã | v.24; n.1 | pp. 133-150.  2018. 
  • [15] Thiollent, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. Cortez Editora, 1986.
  • [16] Thiollent, Michel. Pesquisa-ação nas organizações.  Editora Atlas, 1997.
  • [17] UFF/PROEX. O que é extensão. Disponível em , acessado em 17 de abril de 2022. 
  • [18] UFRB. O que é extensão universitária. Disponível em . Acessado em 2020
Como citar:

BARBOSA, João Carlos Lutz; LIMA, Renata Vilanova; "Design como Programa estruturado de Extensão Universitária", p. 3292-3305 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2192330

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações