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DESIGN COMO PRÁTICA EDUCATIVA: ESTUDOS DE CASO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM DESIGN

Martins, Bianca Maria Rêgo; Couto, Rita Maria de Souza;

Artigo Completo:

O objeto deste estudo é a Aprendizagem Baseada em Design, pois partimos do princípio de que o modo pelo qual os designers problematizam situações complexas configuram certo tipo de inteligência que pode ser proveitosamente utilizada como prática educativa visando preparar os estudantes para os desafios da vida adulta contemporânea. Por este motivo, o estudo imbrica conhecimentos da área do Design e do campo da Educação. Discutimos os domínios do Design como Ciência do Artificial e como campo do saber que possui seus próprios modos de conhecer e proceder configurando-se, até mesmo, como certo tipo de cognição. Mais especificamente procuramos entender as características da Aprendizagem Baseada em Design através da exploração de casos onde esse tipo de prática educativa vem sendo inserida no contexto da Educação Básica, uma vez que em alguns países já existe essa tradição há algumas décadas. Logo, analisamos como distintas culturas incorporaram o design ao currículo, seja como área de conhecimento, seja como estratégia didática. Por fim, procuramos empreender aproximações ao conceito da Aprendizagem Baseada em Design explicitando as características comuns e mais evidentes nos casos investigados

Artigo Completo:

The object of this study is Design-Based Learning, because we assume that the way designers thinks complex situations configure a kind of intelligence that can be usefully used as an educational practice aimed at preparing students for the challenges of contemporary adult life. So, the study articulates knowledges of the Design and the Education fields. We discussed the Design science as Artificial Science and as a knowledge' field that has its own ways of knowing and procedure even as certain kind of cognition. More specifically we seek to understand the features of Design-Based Learning through the exploration of cases where this type of educational practice has been inserted in the context of basic education, since in some countries there is this tradition for some decades. Therefore, we analyze how different cultures have incorporated design in the curriculum, either as a field of knowledge, whether as a teaching strategy. Finally, we discuss the concept of Design-Based Learning expressing the common and most obvious characteristics in the cases investigated.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Design, Design Thinking, Design como inteligência, Design na Escola,

Palavras-chave: Design-Based Learning, Design Thinking, Design intelligence, Design in the Classroom,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0534

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Como citar:

Martins, Bianca Maria Rêgo; Couto, Rita Maria de Souza; "DESIGN COMO PRÁTICA EDUCATIVA: ESTUDOS DE CASO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM DESIGN", p. 5625-5638 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0534

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