Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

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Design como mediador da inovação em startups

Design as mediator of innovation in startups

Araújo, Lidiane Samora de ; Engler, Rita de Castro ; Sales, Rosemary Bom Conselho ;

Artigo Completo:

O design hoje é reconhecido por um número crescente de pessoas como uma forma de pensar e comportar-se aplicável a diferentes situações. O profissional do design é visto como pessoa qualificada e com competência técnica para lidar com ferramentas e abordagens que vão possibilitar a mediação de processos informacionais e comunicativos. Nesse sentido, o designer pode potencializar a produtividade e desenvolver soluções inovadoras, integrando capacidades e estimulando ações criativas. O termo inovação juntamente com a demanda por novas startups tem-se destacado como alternativa para as empresas que desejam se adaptar as novas tecnologias e criar diferenciais competitivos no meio em que atuam. Atualmente profissionais de diferentes áreas implementam abordagens padronizadas de design em suas práticas de trabalho, sem levar em consideração conhecimentos específicos necessários à prática do design. Este artigo discute alguns conceitos relacionados ao papel do design neste cenário, considerando definições essenciais como design, inovação, empreendedorismo e startups . Este estudo, de caráter exploratório, se apoia em teorias do design e de inovação e traz como resultado uma reflexão do papel do design frente as startups, e sua abrangência e para concepção e implementação de inovações. Espera-se que o potencial dos designers junto às startups possa estabelecer empreendimentos mais competitivos no mercado, além de abrir oportunidades nesse ambiente de trabalho. Os resultados apontam para a necessidade de parcerias e elaboração de mapeamento de startups versus a construção de um banco de oportunidades para profissionais do design.

Artigo Completo:

Design today is recognized by a growing number of people as a way of thinking and behaving applicable to different situations. The design professional is seen as a qualified person with technical competence to deal with tools and approaches that will enable the mediation of informational and communicative processes. In this sense, the designer can boost productivity and develop innovative solutions, integrating capabilities and stimulating creative actions. The term innovation along with the demand for new startups has been highlighted as an alternative for companies that wish to adapt to new technologies and create competitive differentials in the environment in which they operate. Currently, professionals from different areas implemente standardized approaches to design in their work practices, without taking into account the specific knowledge required for design practice. This article discusses some concepts related to the role of design in this scenario, considering essential definitions such as design, innovation, entrepreneurship and startups. This exploratory study draws on design and innovation theories and results in a reflection of the role of design in the face of startups, their comprehensiveness and the design and implementation of innovations. It is hoped that the potential of designers together with startups can establish more competitive ventures in the market, in addition to opening opportunities in this work environment. The results point to the need for partnerships and mapping of startups versus the construction of a bank of opportunities for design professionals.

Palavras-chave: design; inovação; startup; empreendedorismo,

Palavras-chave: design; innovation; startup; entrepreneurship,

DOI: 10.5151/cid2017-23

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Como citar:

Araújo, Lidiane Samora de; Engler, Rita de Castro; Sales, Rosemary Bom Conselho; "Design como mediador da inovação em startups", p. 268-277 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-23

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