Resumo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN COLABORATIVO: IMERSÃO E SINERGIA COM VISTA NA SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE UMA COOPERATIVA DE ARTESÃOS

Amorim, Wadson Gomes ; Teixeira, Maria Bernadete Santos ; Mol, Adriano Aguiar ;

Resumo:

Este artigo apresenta um estudo de caso da aplicação de um método de inserção de design em uma pequena unidade produtiva com base no trabalho colaborativo. O objetivo do trabalho é contribuir para a inovação de produtos e a sustentabilidade dos processos de criação, produção e comercialização das joias produzidas na Associação de Artesãos de Santo Antônio do Leite, Minas Gerais, Brasil. A partir do pressuposto que pequenas comunidades produtivas podem melhorar seus processos produtivos por meio de relações de cooperação e transferência de conhecimento e tecnologia, o trabalho orientou-se por essa estratégia colaborativa dentro de um processo sistêmico. considerado um polo de artesanato mineral em prata. Nesse processo, o design cumpriu papel agregador na interação dos atores envolvidos, particularmente nas atividades de criação e desenvolvimento. O estudo de caso ilustra o design colaborativo como um instrumento estratégico capaz de valorizar a produção e produtos artesanais de uma comunidade produtiva tornando-os mais competitivos.Os resultados apresentados têm como base os experimentos realizados durante um projeto de capacitação dos produtores da Associação, executado por uma equipe de design composta por professores e pesquisadores do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da Universidade do Estado de Minas Gerais. Fomentado pelo Sebrae-MG, a experiência visa demonstrar que o design pode ser uma ferramenta para destacar diferenciais competitivos de comunidades produtivas, promovendo também o desenvolvimento social, ético e sustentável da região onde elas atuam.

Artigo selecionado para publicação na Strategic Design Research Journal (http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj)  — Disponível em breve 

Resumo:

PDF disponível em breve

Palavras-chave: Design Colaborativo; Design de Joias; Santo Antônio do Leite; Artesanato; Sustentabilidade.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0088

Referências bibliográficas
  • [1] ALBAGLI, S. Território e Territorialidade. In: Territórios em movimento: cultura e identidade como estratégia de inserção competitiva. Org: Vinícius Lages, Christiano Braga, Gustavo Morelli. Rio de Janeiro: Relume Dumará/ Brasília, DF: SEBRAE, 2004.
  • [2] CANAAN, R. P.; TEIXEIRA, M.B.S. 2014. Possibilidades de Contribuição do Design em Arranjos Produtivos Locais: um estudo de caso no setor de gemas e joias. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Gramado, 2014.
  • [3] FONTANA, I. M.; HEEMANN, A.; FERREIRA, M. G. Design Colaborativo: Fatores Críticos para o Sucesso do Co-design. In: 4o Congresso Sul Americano de Design de Interação. São Paulo, 2012.
  • [4] KAMINSKI, L. A Prata do Leite: Identidade, temporalidades e trabalho artesanal em Ouro Preto (MG) In: X Encontro Nacional de História Oral. Testemunhos: história e política. Pernambuco, 2010.
  • [5] KRUCKEN, L. Design e Território: Valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
  • [6] MORAES, D. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Edgar Blucher, 2010.
  • [7] NEGRI, A.; LAZZARATO, M. Trabalho imaterial: Formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.
  • [8] PAULINI, M.; MURTY, P.; MEHER, M. L. CoDesign: Internatinal Journal of CoCreation in Design and Arts, The University of Sidney: Austrália 2012.
  • [9] Plano da Secretaria da Economia Criativa: políticas, diretrizes e ações, 2011 – 2014 Brasília, Ministério da Cultura, 2014.
  • [10] TÁLAMO, J. R.; CARVALHO, M. M. 20 Redes de cooperação com foco em inovação: um estudo exploratório. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 4, p. 747-760.
  • [11] TEIXEIRA, M. B. S.: As pequenas unidades produtivas e os desafios contemporâneos. Programa de Pós graduação em Design/ UEMG, 2015
Como citar:

Amorim, Wadson Gomes; Teixeira, Maria Bernadete Santos; Mol, Adriano Aguiar; "DESIGN COLABORATIVO: IMERSÃO E SINERGIA COM VISTA NA SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE UMA COOPERATIVA DE ARTESÃOS", p. 1030-1040 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0088

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações