Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN CENTRADO NA ATIVIDADE: ESTUDO SOBRE ARTEFATOS IMPRESSOS E DIGITAIS MÓVEIS

Campello, Silvio Romero Botelho Barreto; Baptista, Turla Angela Alquete de Arreguy;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta os resultados de dissertação de mestrado sobre artefatos impressos e digitais móveis utilizados nas atividades de ensino e aprendizagem. Com objetivo de recomendar diretrizes para a análise e desenvolvimento de aplicativos educacionais que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos, esta pesquisa partiu de um experimento desenvolvido com sessenta alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Os sujeitos testaram materiais didáticos impressos e digitais e a partir dos dados do experimento procedeu-se uma análise comparativa entre os artefatos impressos e digitais. Esta análise teve como base metodológica a Teoria da Atividade de Leontiev (1978), o Sistema da Atividade de Engeström (1987), o estudo de Breakdowns e Mudanças de Foco de Bodker (1997). Com os resultados, foi possível discutir as principais diferenças entre o manuseio dos artefatos e a compreensão dos conteúdos educacionais. Ao final, esse estudo contribui com a elaboração de diretrizes para a análise e desenvolvimento de aplicativos educacionais para uso em tablet.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Aprendizagem Móvel; Teoria da Atividade; Interação Humano-Computador; Artefatos Impressos; Artefatos Digitais.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0211

Referências bibliográficas
  • [1] BARRETO CAMPELLO, Silvio. Usability for learning: a socio-cultural approach to the usability of VLEs. 2005. Tese (doutorado). The University of Reading, Department of Typography & Graphic Comunication, GB.
  • [2] BARRETO CAMPELLO, Silvio. Aprendizagem mediada por computador. In: C. Spinillo, P. Bendito, & S. Padovani (Eds.), Selected Readings on Information Design: communication, technology, history and education. (pp. 189-200). Curitiba: Sociedade Brasileira de Design da informação, 2009.
  • [3] BATISTA, Silvia Cristina Freitas. Mobile learning: reflexões sobre o tema. Anais do 7º Congresso Integrado de Tecnologia da Informação. Trabalhos Completos. 2012.
  • [4] BODKER, Susanne. A Human activity approach to user interfaces. Human-Computer Interaction, v. 4, p. 171-195, 1989.
  • [5] ______. Applying activity theory to video analysis: how to make sense of video data in human-computer interaction. In: NARDI, B. (Ed) Context and Consciousness: activity theory and human-computer interaction. Harvard: MIT Press, 199
  • [6] ENGESTRÖM, Yrjö. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. 1987. 372f. Tese (doutorado) - University of Helsinki.
  • [7] KAPTELININ, Victor.; NARDI, Bonnie. Activity Theory in HCI: Fundamentals and Reflection. Penn State's University, Penn: Morgan & Claypool, 2012.
  • [8] LEONTIEV, Alexei. Activity, consciousness, and personality. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall International, 197
  • [9] ______. O desenvolvimento do psiquismo. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2004.
  • [10] LEONTIEV, Alexei; VYGOTSKY, Levy; LURIA, Alexander. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 4 ed. São Paulo: Centauro, 2012.
  • [11] MOREIRA, Adelson; PEDROSA, José; PONTELO, Ivan. O conceito de atividade e suas possibilidades na interpretação de práticas educativas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 13(3), 1-19, 20
  • [12] MOURA, Adelina.; CARVALHO, Ana Amélia. Mobile learning: teaching and learning with mobile phones and Podcasts, 2008. Disponível em: Acesso em: 10 Jun. 2016.
  • [13] TRAXLER, John. Defining, discussing, and evaluating mobile learning: the moving finger writes and having writ… The International Review of Research in Open and Distance Learning. v. 8, n. 2, 2007.
Como citar:

Campello, Silvio Romero Botelho Barreto; Baptista, Turla Angela Alquete de Arreguy; "DESIGN CENTRADO NA ATIVIDADE: ESTUDO SOBRE ARTEFATOS IMPRESSOS E DIGITAIS MÓVEIS", p. 2466-2477 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0211

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações