artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design-Based Learning: o uso de Objetos Empírico-Concretos e Virtuais na Geometria Descritiva

Design-Based Learning: Using Empirical-Concrete and Virtual Learning Objects in Descriptive Geometry

BRUNO, Fernando Batista; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves; SILVA, Régio Pierre; SILVA, Tânia Luisa Koltermann; , ;

artigo:

Programas de graduação em Engenharia, Arquitetura e Design oferecem disciplinas como Geometria Descritiva (GD) e Desenho Técnico (DT) em etapas iniciais, para fornecer aos alunos conhecimento básico para lidar com assuntos relativos à representação de projetos ao longo do curso. Entretanto, calouros enfrentam alguns problemas, pois têm pouca ou nenhuma experiência com vistas ortográficas e precisam aplicar esta forma de comunicação ao mesmo tempo que a estão aprendendo. Uma forma de diminuir o nível de abstração destas disciplinas é oferecer recursos empírico-concretos aos alunos, para que possam manipular e analisar objetos tangíveis, em vez de imaginar elementos abstratos. Este artigo propõe uma forma de facilitar a transição entre objetos 3D e vistas 2D, aprimorando o raciocínio e habilidades espaciais dos alunos de GD, a partir do uso de blocos construtivos. Estes blocos são fornecidos no início da disciplina e funcionam como apoio empírico-concreto ao desenvolvimento das atividades propostas em aula.

artigo:

Undergraduate programs in Engineering, Architecture, and Design offer disciplines like Descriptive Geometry (DG) and Technical Drawing (TD) at early stages, to provide students with basic knowledge to deal with subjects related to project representation along the course. However, first-year students usually face some problems, as they have small (or none) experience with orthographic views and need to learn this form of communication at the same time they are learning it. A way to diminish the level of abstraction of those disciplines is to provide the students with empirical-concrete resources, so they can manipulate and analyze tangible objects, instead of devising abstract elements. This paper proposes a way to ease the transition from 3-D objects to 2-D views, leveraging the spatial abilities and reasoning of DG students, using constructive blocks.

Palavras-chave: geometria descritiva; objetos de aprendizagem empírico-concretos; aprendizagem baseada em design,

Palavras-chave: descriptive geometry; empirical-concrete learning objects; design-based learning,

DOI: 10.5151/ped2018-2.1_ACO_10

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

BRUNO, Fernando Batista; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves; SILVA, Régio Pierre; SILVA, Tânia Luisa Koltermann; , ; "Design-Based Learning: o uso de Objetos Empírico-Concretos e Virtuais na Geometria Descritiva", p. 500-510 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.1_ACO_10

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações