Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design Anthropology e a construção do diálogo sobre gênero em uma escola de ensino médio

Design Anthropology and construction of gender dialogue in a high school

Maia, Alessandra Maria Silva Santos ; Maia, Dante Oliveira ; Dominici, Marcos Aurélio ; Noronha, Raquel Gomes ;

Artigo:

Este artigo apresenta a perspectiva de um experimento em Design Anthropology na escola, demonstrando como os processos colaborativos e de construção coletiva a partir das narrativas da comunidade escolar na busca de diálogos sobre gênero e sobre diferenças em uma escola do ensino médio contribuíram para a turma de estudantes participantes de um projeto de teatro. Por meio de práticas de correspondência e atencionalidade e da construção de peças de teatro, nas quais as decisões eram definidas colaborativamente, houve espaço para a dissidência, o conflito e para a construção de novos pontos de vista sobre as identidades de gênero dos estudantes. Ademais, traz os aspectos que relacionam a pedagogia de projetos e o Design Anthropology, o teatro e a melhora da autoestima e do rendimento dos estudantes.

Artigo:

This article presents the perspective of an experiment in Design Antrhopology in school, demonstrating how collaborative processes and collective construction from school community´s narratives searching dialogues about gender and differences contributed to students that participated of theater project. Through practices of correspondency and attention and theater performances where the functions and decisions were collaboratively decided, there was place for dissent, conflict and construction of new view points about gender identities of the participants, students. In addition, it brings aspects that relate project pedagogy and Design Anthropology, the theater and the improvement of student´s self-esteem and school performance.

Palavras-chave: Design Anthropology; gênero; educação; teatro; práticas de correspondência,

Palavras-chave: Design Anthropology; gender; education; theater; correspondence practices,

DOI: 10.5151/jopdesign2022-34

Referências bibliográficas
  • [1] "BINDER, T.; RESDTRÖM, J. Exemplary design research. In: Design Research Society, Lisbon, p.1-13, 2006.
  • [2] FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020. 143p.
  • [3] GATT, C; INGOLD, T. From Description to Correspondence: Anthropology in Real Time. In: GUNN, W; OTTO, T; SMITH, R. C. (Ed.). Design Anthropology: teory and practice. London, New York: Bloomsbury, 201
  • [4] GIANCATERINO, Roberto. Supervisão escolar e gestão democrática: um elo para o sucesso escolar. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2010.
  • [5] GUNN, W; OTTO, T; SMITH, R. C. (Ed.). Design Anthropology: teory and practice. London, New York: Bloomsbury, 2013.
  • [6] HALSE, Joachim. Ethnografies of the possible. In: GUNN, Wendy; OTTO, Ton; SMITH, Rachel Charlotte (eds). Design Anthropology: theory and practice. London, New York: Bloomsbury, 2013.
  • [7] hooks, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.
  • [8] INGOLD, T. Antropologia e/como educação. Tradução: Vitor Emanuel Santos Lima, Leonardo Rangel dos Reis. Petrópolis: Editora Vozes, 2020, 124 p.
  • [9] ______. Entrevista concedida à Zoy Anastassakis e Raquel Noronha. Aberdeen, 2018. Não publicada.
  • [10] ______. Chega de Etnografia! A educação da atenção como propósito da Antropologia. In: Educação. Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 404-411, set./dez. 2016.
  • [11] ______. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 18, n. 37, p. 25-44, jan./jun. 2012.
  • [12] ______. Estar vivo. Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Editora Vozes, 2011, 390p.
  • [13] JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
  • [14] LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. P. 14-36.
  • [15] NORONHA, Raquel; ABREU, Marcela. Conter e contar: autonomia e autopoiesis entre mulheres, materiais e narrativas por meio do Design Anthropology. Pensamentos em Design, Revista Online, Belo Horizonte, V. 1, N. 1, 2021.
  • [16] RODRIGUES, P. P. B., NORONHA, R. G. Experiments in the design field – reflections about the research line Design: materials, processes and technologies, from the Post-Graduate Program in Design at UFMA. DAT Journal, 6(3), 2021, 262–281.
  • [17] SANTOS, A. dos (Org.). Seleção do método de pesquisa: guia para pós-graduandos em design e áreas afins. Curitiba, PR: Editora Insight, 2018."
Como citar:

Maia, Alessandra Maria Silva Santos; Maia, Dante Oliveira; Dominici, Marcos Aurélio; Noronha, Raquel Gomes; "Design Anthropology e a construção do diálogo sobre gênero em uma escola de ensino médio ", p. 261-269 . In: Anais da III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2022-34

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações