Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O USO DA ÁGUA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Lopes, Maíra Caroline Carloto ; Real, Bianca Bezerra do ; Garcia, Felipe Nicolas de Morais ;

Artigo Completo:

Este trabalho trata-se de uma pesquisa feita através de levantamentos de dados sobre a problemática da água na região Nordeste, visto que a água é um elemento vital, é purificadora, e é um recurso renovável. Os ciclos de energia biológica, química e física estão todos relacionados com o ciclo da água. Por isso, a opção pelo desenvolvimento sustentável - processo que visa suprir as necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade de fornecer as necessidades das futuras gerações- torna a seca um fato social, além de um fenômeno físico. A origem social dessa problemática pode ser destacada, já que a conduta humana intensifica os efeitos da seca. Além disso, a posição político-científica também é uma questão que influencia na conservação, distribuição e qualidade dos recursos hídricos disponíveis para a sociedade. Portanto, as condições físico-climáticas da região Nordeste podem complicar o bem-estar da população, mas não podem ser unicamente culpadas pelo sofrimento e pobreza nessa área. O padrão cultural e a gestão das organizações públicas e privadas necessitam de um melhor envolvimento nas questões da água.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Recursos hídricos. Desenvolvimento sustentável. Nordeste. Brasil,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-015

Referências bibliográficas
  • [1] ALMIR C. José; MONTENEGRO M.G.L, Suzana; B. CAMPOS, José Nilson. A Questão Da Água No Semiárido Brasileiro. Capítulo. 5. p.81 RESUMO S.n.t.
  • [2] AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS – ANA. Conjuntura dos Recursos Hídrico no Brasil: regiões hidrográficas brasileiras, Brasília -DF, 2015.
  • [3] C. REBOUÇAS, Aldo, Água na região Nordeste: desperdício e escassez, São Paulo, Estud. av. vol.11 no.29 Jan./Apr. 1997 Disponível em:
  • [4] . Acesso em: 04 jun. 2015.
  • [5] CHRISTOFIDIS, D. A água e a crise alimentar. Disponível em:
  • [6] FIBGE – Fundação Instituto Brasileiro de Geografia E Estatística 1991. Censo Demográfico 1991. Resultados do Universo Relativo às Características da População e dos Domicílios. FIBGE, Rio de Janeiro.
  • [7] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, no.196 – ano 26- jan./fev. 199
Como citar:

Lopes, Maíra Caroline Carloto; Real, Bianca Bezerra do; Garcia, Felipe Nicolas de Morais; "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O USO DA ÁGUA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL", p. 141-151 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-015

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações