dezembro 2016 vol. 3 num. 1 - VII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Desenvolvimento lógico-matemático no ensino de física com o software Scilab

DELLACQUA, G. S.; MOTHÉ, R. S. S.; DA SILVA, W. B.; DUTRA, J. C. S.;

Artigo:

Com a evolução tecnológica no mundo e a necessidade de uma abordagem construtivista que gere fluência tecnológica nos jovens, busca-se a inovação do uso das tecnologias na aprendizagem em distintas áreas. Através desta pesquisa, pretende-se contribuir com o desenvolvimento de uma base lógico-matemática em alunos do Ensino Médio e Fundamental visando dar suporte à aquisição de novos conhecimentos, de acordo com a ideia construtivista conhecida por teoria da assimilação. Além disso, esta pesquisa busca subsidiar a decomposição de problemas do cotidiano em partes simples, identificar e eliminar erros com mais facilidade, desenvolver projetos desde a concepção até a sua concretização, estimular e incentivar o aprendizado de forma cooperativa. Foi visto que a adoção de novos métodos de ensino não só desperta o interesse pelo aprendizado como enriquece as técnicas didáticas e busca atenuar o atraso científico e tecnológico muito presente no sistema educacional atual.

Artigo:

With the technological developments in the world and the necessity of a constructivist approach that manages technological fluency in young people, we seek innovation in the use of technology in learning in different areas. Through this research, we intend to contribute to the development of logical-mathematical basis of high school students and Fundamental order to support the acquisition of new knowledge, according to the constructivist idea known as theory of assimilation. Furthermore, this research seeks to support the decomposition of daily problems into simple parts, identify and eliminate errors more easily, develop projects from conception to completion, stimulate and encourage learning cooperatively. It has been seen that the adoption of new teaching methods not only arouses interest in learning but as well enriches the didactic strategies and seeks to attenuate the scientific and technological gap present in the current educational system.

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: Scilab, assimilation, constructionism,

DOI: 10.5151/phypro-vii-efa-001

Referências bibliográficas
  • [1] DIM, C. A.; ROCHA, F. E. L. APIN: Uma Ferramenta Para Aprendizagem de Lógicas e Estímulo do Raciocínio e da Habilidade de Resolução de Problemas em um Contexto Computacional no Ensino Médio. In: XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2011, Natal. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 201
  • [2] MARTINS, F. M.; QUADROS, A. R. Potencializando a aprendizagem da lógica com uso de ambiente de programação de alto nível. 201 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Meridional.
  • [3] FERRARI, M. (2011) “Jean Piaget – Educar para Crescer” disponível em http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/jean-piaget-307384.shtml, Setembro.
  • [4] MEC. (1998) Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Resolução CEB/CNE Nº 3, de 26 de junho de 1998.
  • [5] PAPERT, S. (1994) “A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da informática (edição revisada)”, nova tradução de Paulo Gileno Cysneiros. Porto Alegre, RS: Editora Artmed, 2007 (1ª edição brasileira 1994; edição original EUA 1993).
  • [6] PEREIRA JÚNIOR, J. C. R.; RAPKIEWICZ, C. L.; DELGADO, C.; XEXEO, J. A. M. (2005) “Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Ensino Médio.” In: XIII Workshop sobre Educação em Computação, São Leopoldo/RS.
  • [7] RAABE, A. L. A.; SILVA, J. M. C. (2005) “Um Ambiente para Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem de Algoritmos.” In: XIII Workshop sobre Educação em Computação, São Leopoldo/RS.
  • [8] ROCHA, P. S.; FERREIRA, B.; MONTEIRO, D.; NUNES, D. S. C.; GOÉS, H. C. N. (2010) “Ensino e Aprendizagem de Programação: Análise da Aplicação de Proposta Metodológica Baseada no Sistema Personalizado de Ensino.” In: RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Vol 8, N 3.
  • [9] VALENTE, J. (1993) “Computadores e conhecimento: repensando a educação”, em NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, Campinas: UNICAMP.
Como citar:

DELLACQUA, G. S.; MOTHÉ, R. S. S.; DA SILVA, W. B.; DUTRA, J. C. S.; "Desenvolvimento lógico-matemático no ensino de física com o software Scilab", p. 1-4 . In: Anais do VII Encontro Científico de Física Aplicada [=Blucher Physics Proceedings, v.3 n.1]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-vii-efa-001

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações