Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

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Desenvolvimento histórico-científico da modelagem geométrica de roupas e o ensino-aprendizagem à luz do Design Centrado no Humano

Historical-scientific development of geometric clothing modeling and teaching-learning in the light of Human-Centered Design

Theis, Mara Rubia ; Everling, Marli ; Novaes, Maristela Abadia Fernandes ; Merino, Eugenio A. D. ;

Artigo:

O artigo apresenta a investigação das influências do ideário social positivista, da tecnologia e da indústria no desenvolvimento de métodos de modelagem geométrica de roupas, à luz do design centrado no humano para o ensino e a aprendizagem na graduação em design de moda. Para tanto, utilizou-se metodologia qualitativa, de caráter teórico; o procedimento considera a revisão bibliográfica narrativa. O estudo indica que a produção industrial de roupas (séc. XIX) demandava métodos precisos e racionais dirigidos à produção em série e ao projeto orientado ao objeto. No entanto, os princípios do design centrado no humano na capacitação profissional para a modelagem de roupas viabilizam projetos mais sistêmicos com foco nos estudantes, no usuário de roupas e no contexto. Os resultados alcançados consideram uma perspectiva histórico-científica do processo de modelagem geométrica de roupas e sua relação com Design Centrado no Humano em processos educacionais.

Artigo:

The article aims to investigate the influences of positivist social ideology, technology, and industry in the development of geometric patternmaking methods, in light of human-centered design, to contribute to teaching and learning in fashion design.For this, we used the qualitative methodological approach, of theoretical character; the procedure used is the narrative bibliographic review in articles, theses, dissertations, books and laws. The study indicates that the search for the industrialization of clothing (19th century) demanded precise and rational methods that would allow mass production, design focused on the object. However, the principles of human-centered design together with the patternmaking disciplines enable a systemic vision of projects focusing on the students, the clothing user, and the context. It makes it possible to associate technological advances to the natural and virtual environment and to connectivism, mediated by fundamentals of the design field, and favors the integration with the industries' needs, with more efficient solutions that meet the user's needs.

Palavras-chave: modelagem do vestuário; processo de ensino e aprendizagem; design centrado no humano; design de moda,

Palavras-chave: patternmaking; teaching and learning process; human-centered design; fashion design,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-6

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Como citar:

Theis, Mara Rubia; Everling, Marli; Novaes, Maristela Abadia Fernandes; Merino, Eugenio A. D.; "Desenvolvimento histórico-científico da modelagem geométrica de roupas e o ensino-aprendizagem à luz do Design Centrado no Humano", p. 94-112 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-6

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