Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVIMENTO DE UNIDADE PILOTO PARA GERAÇÃO DE GASES APLICADA A ESTUDOS DE DESSULFURIZAÇÃO

PEREIRA, A. ; MAGALHÃES, M. ; NETO, B. ; FERNANDES, F. ; GONÇALVES, L. ; OLIVEIRA, G. ; CARTAXO, S. ;

Pôster:

O uso de combustíveis fósseis representa 62% da geração de energiaelétrica mundial, sendo o carvão o combustível com a maior participação. No entanto,sua queima produz efluentes gasosos ricos em componentes contaminantes como o SOx.O objetivo deste trabalho é projetar e construir um gerador de gás para uma unidadepiloto de FGD a partir de um modelo diferencial transiente. Para isso, o gás decombustão foi gerado por meio de um sistema flamotubular cilíndrico, utilizando GPL(Gás Liquefeito de Petróleo) como combustível. Devido à ausência de SOx nos gasesexaustos da combustão do GLP, quantidades de SOx foram adicionadas ao fluxo de gáspara simular as condições reais de alimentação do SDA (Spray Dry Absorption). Oprojeto do gerador foi dividido em duas seções: câmara de combustão e resfriador.Para o resfriador, desenvolveu-se um modelo matemático rigoroso considerando umtrocador de calor tipo piscina com água mantida em nível constante no reservatório(casco). Dessa forma, um modelo diferencial foi utilizado para auxiliar na concepção eotimização do sistema, onde as propriedades físicas e coeficiente global foramavaliados localmente. Com este modelo, pode-se prever o comportamento datemperatura do gás ao longo do equipamento e o tempo necessário para atingir oregime estacionário, assim como a vazão de água para compensar a evaporação emanter o nível constante. 

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0655

Referências bibliográficas
  • [1] IEA, Renewables 2017: Analysis and Forecasts to 2022-Executive Summary. Journal for Quality Participation, 2017. Heebink L, Buckley T, Hassett D, Erick J, Pflughoeft-hassett D, Dockter B, Current Status of Spray Dryer Absorber Material Characterization and Utilization. World Coal Ash, v. Kentucky, no. May 7-10, p. 1-13, 2007.
Como citar:

PEREIRA, A.; MAGALHÃES, M.; NETO, B.; FERNANDES, F.; GONÇALVES, L.; OLIVEIRA, G.; CARTAXO, S.; "DESENVOLVIMENTO DE UNIDADE PILOTO PARA GERAÇÃO DE GASES APLICADA A ESTUDOS DE DESSULFURIZAÇÃO", p. 2474-2477 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0655

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações