Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVIMENTO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

ALENCAR, Anthony Soares de; MARTINS, Keyll Carlos Ribeiro; ARAUJO FILHO, Evandro Martins; OLIVEIRA, Gleydson Hiago Sousa; BARBOSA, Kaio Lourenço Teixeira; MORAIS, Marcelo Portela do Carmo;

Artigo Completo:

Uma das principais questões discutidas em diversos países é a situação da sociedade perante o problema ambiental de alcance global, chamado de efeito estufa. A constante elevação dos termômetros da terra nos leva a previsões catastróficas para um futuro não tão distante. A emissão de gases poluentes como o dióxido de carbono e o metano, são gerados principalmente pela queima de combustíveis fósseis que estão diariamente abastecendo milhões de veículos no mundo inteiro. O acúmulo desses gases nas camadas da atmosfera é chamado de efeito estufa. Os veículos elétricos, por possuírem emissão zero e baixo ruído, são os mais promissores para substituir os atuais veículos compostos por motores à combustão interna. O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um protótipo veicular movido por um motor elétrico a fim de obter eficiência energética, o que implica em grande autonomia, alta eficiência do conjunto motor-transmissão, e zero em emissões de gases de efeito estufa. Com o objetivo de obter valores de eficiência energética, todo o projeto, fabricação e testes do veículo estão voltados para este objetivo. O projeto propõe soluções construtivas na área da engenharia como motores de corrente continua com comutação eletrônica e transmissão simples para a tração do veículo, banco de baterias de íons de lítio e um gerenciamento eficiente e seguro de energia utilizando-se de microcontroladores, além de um projeto estrutural de chassi leve e resistente em alumínio. Todos os componentes estão interligados compondo um veículo do tipo triciclo e monoposto elétrico de eficiência energética.

Artigo Completo:

Palavras-chave: veículo elétrico,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-42

Referências bibliográficas
  • [1] MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (MCTI). “Segunda Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudanças do Clima & Segundo Inventário Brasileiro das Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa”, Vol. I. Brasília (DF), 2010.
  • [2] G. Tobias; J. Anders. “Comparison between Battery Electric Vehicles and Internal Combustion Engine Vehicles fueled by Electrofuels”, Chalmers University of Technology, Sweden, 2015.
  • [3] R. Krishnan. “Permanent Magnet Synchronous and Brushless DC Motor Drives: Theory, Operation, Performance, Modelling, Simulation, Analysis and Design, Part 3: Permanent Magnet Brushless DC Machines and Their Control.” Virginia Tech, Blacksburg.
Como citar:

ALENCAR, Anthony Soares de; MARTINS, Keyll Carlos Ribeiro; ARAUJO FILHO, Evandro Martins; OLIVEIRA, Gleydson Hiago Sousa; BARBOSA, Kaio Lourenço Teixeira; MORAIS, Marcelo Portela do Carmo; "DESENVOLVIMENTO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA", p. 560-568 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-42

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações