Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Desenvolvimento de um subsistema de trenó baseado em um impacto lateral de poste

Development of Sub System Sled-Based Lateral Pole Impact Test

MEDINA, Alba Marquez ; MATURANA, Gustavo ; VIÑAS, Jordi ; GRAVINA, Alessandro ; MALIVERN, Melcior ; MARTINEZ, Pablo ; SANTAMARÍA, Victor García ;

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Durante o processo de desenvolvimento de um veículo, os ensaios destrutivos de colisão de veículo completo (crash tests) representam um investimento significativo para os fabricantes, principalmente quando são necessários vários loops de ensaio. Para reduzir esses custos substanciais na construção de protótipos, foi proposta uma solução onde os testes de poste lateral em escala real podem ser simplificados para testes de trenó de subsistema, exigindo menos recursos em termos de carrocerias e, ao mesmo tempo, permitindo reproduzir condições de testes de impacto de poste lateral, onde a desaceleração do veículo e a intrusão de poste são aplicadas de forma controlada para reproduzir a cinemática da colisão. Além disso, em protocolos globais de segurança passiva, um dos casos de carga mais exigentes e complexos para o desenvolvimento de sistemas de contenção lateral é o impacto lateral a 32 km/h contra um poste rígido com o manequim WorldSID na posição do motorista, que representa um veículo colidindo lateralmente com objetos rígidos na beira da estrada, como árvores ou postes. Este artigo explora o desenvolvimento desta configuração de teste de subsistema para este caso de carga, que pode ser aplicado para o desenvolvimento do sistema de contenção.

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During the vehicle development process, one of the main areas where OEMs need to make significant investment efforts is crash testing. To reduce these substantial costs in building prototypes, a solution has been proposed where full-scale Lateral Pole tests can be simplified to subsystem sled tests, requiring less resources in terms of BiW and while allowing to reproduce lateral pole impact tests conditions, where vehicle deceleration and pole intrusion are applied in a controlled way to reproduce crash kinematics. Furthermore, in global passive safety protocols, one of the most demanding and complex load cases for the development of lateral restraint systems is the side impact at 32 km/h against a rigid pole with the WorldSID dummy in the driver position, which represents a vehicle colliding sideways with rigid roadside objects such as trees or poles. This paper explores the development of this sub-system test setup for this load case, which can be applied for restraint system development. The paper presents the CAE activities, component characterization tests, sub-system test validation and methodology definition involved in the process.

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP64

Referências bibliográficas
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Como citar:

MEDINA, Alba Marquez; MATURANA, Gustavo; VIÑAS, Jordi; GRAVINA, Alessandro; MALIVERN, Melcior; MARTINEZ, Pablo; SANTAMARÍA, Victor García; "Desenvolvimento de um subsistema de trenó baseado em um impacto lateral de poste", p. 317-322 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP64

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