Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PRODUTO-SERVIÇO EM UMA FABRICANTE DE PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO

-

Junior, Antonio Erlindo Braga ; Toledo José Carlos de, ; , ;

Article:

O trabalho apresenta um caso prático de desenvolvimento e implantação de um Sistema Produto-Serviço (SPS) em uma empresa fabricante de pré-moldados de concreto. O Sistema foi desenvolvido usando o método da pesquisa-ação, conduzida pelo pesquisador e por um grupo de profissionais da empresa. Adotou-se o modelo de Vezzoli, Kohtala e Srinivasan (2014) como o método para desenvolvimento do SPS. O produto fornecido é de propriedade do cliente e o sistema incluiu diversos serviços associados ao produto, como meio de aproveitar as competências da empresa, aumentar seu faturamento e melhorar a satisfação e custos dos clientes. Tanto o método da pesquisa-ação quanto o método adotado para desenvolvimento do SPS se mostraram adequados para atingimento dos objetivos pretendidos. A contribuição deste trabalho está na apresentação do detalhamento de um caso prático de implantação de um SPS que agrega serviços a um produto fornecido e de propriedade do cliente. Também mostra um caso sobre o potencial de implantação de SPS, e de obtenção de resultados positivos, em um setor tradicional da economia, como é caso do setor de construção civil.

Article:

-

Palavras-chave: Sistema Produto-Serviço; Pesquisa-Ação; Desenvolvimento,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-06

Referências bibliográficas
  • [1] CLAYTON, R. J.; BACKHOUSE, C. J.; DANI, S. Evaluating existing approaches to product service system design. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 23, n. 3, p. 272–298, 2012.
  • [2] COUGHLAN, P.; COGHLAN, D. Action research for operations management. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 1995, 200
  • [3] NGUYEN, H. N.; SCHNÜRMACHER, C.; STARK, R. Research on how to introduce the PSS engineering into industry. Procedia CIRP, v. 16, p. 74–79, 2014.
  • [4] OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010.
  • [5] TUKKER, A. Eight Types of Product–Service System: eight ways to sustainability? Business Strategy and the Environment, v. 260, n. 13, p. 246–260, 2004.
  • [6] VEZZOLI, C.; KOHTALA, C.; SRINIVASAN, A. Product-Service System Design for Sustainability. 1st. ed. Sheffield: Greenleaf Publishing, 2014.
Como citar:

Junior, Antonio Erlindo Braga; Toledo José Carlos de, ; , ; "DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PRODUTO-SERVIÇO EM UMA FABRICANTE DE PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO", p. 58-70 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-06

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações