Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CONTROLE INTELIGENTE EM UM PROTÓTIPO EXPERIMENTAL DE FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA

DEVELOPMENT OF A FUZZY CONTROLLER APPLYING TO A DISSOLVED AIR FLOTATION SYSTEM.

ROZANTE, VINÍCIUS ; SILVA, FLÁVIO VASCONCELOS DA ; SOUZA, ANA CLÁUDIA OLIVEIRA E ;

Artigo:

Os processos químicos são, em geral, não lineares e inerentemente multivariáveis, exibindo fortes interações entre as variáveis de processos, muitas vezes sujeitas a restrições. Com o avanço da tecnologia, os sistemas e processos químicos ficaram mais complexos, tornando-se uma tarefa árdua a utilização satisfatória dos controladores convencionais obtidos a partir da teoria clássica de controle. Analisando este panorama, propôs-se o desenvolvimento de um sistema e automação aplicado a um protótipo experimental de flotação por ar dissolvido (FAD) que permitiu a implementação de uma estratégia de controle inteligente baseado em lógica fuzzy. A flotação por ar dissolvido é um processo amplamente utilizado em tratamento de água e efluentes. Nela, as partículas em suspensão têm sua densidade aparente reduzida a partir da adesão de microbolhas de ar, o que provoca a separação de tais partículas. Devido à natureza multivariável, os processos de tratamento de água são difíceis de controlar e justificam a utilização de uma abordagem baseada em controladores avançados inteligentes. O controlador fuzzy desenvolvido conseguiu atingir satisfatoriamente os valores de turbidez definidos em diferentes valores de referência (set point).

Artigo:

Palavras-chave: FLOTAçãO, CONTROLE FUZZY, TRATAMENTO DE áGUA.,

Palavras-chave: FLOTATION, FUZZY CONTROL, WATER TREATMENT,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP19

Referências bibliográficas
Como citar:

ROZANTE, VINÍCIUS; SILVA, FLÁVIO VASCONCELOS DA; SOUZA, ANA CLÁUDIA OLIVEIRA E; "DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CONTROLE INTELIGENTE EM UM PROTÓTIPO EXPERIMENTAL DE FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA", p. 2926-2932 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP19

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações